Publicidade
29/08/2013 - 16h25

Falta de contato com trabalho faz jovem achar que está bem preparado

BÁRBARA LIBÓRIO
DE SÃO PAULO

Uma pesquisa da empresa de recrutamento Page Talent indicou que 59% dos jovens se sentem preparados pelas universidades para o mercado de trabalho. Ainda assim, não é raro ouvir opiniões contrárias das grandes companhias que apostam em programas de estágio e trainees para formar seus profissionais.

O estudo foi realizado com 518 jovens profissionais de 18 a 24 anos.

Veja como conversar sobre decisões de negócios em inglês
Faculdade aposta em disciplina sobre pôquer para desenvolver habilidades de negócios

Isadora Brant/Folhapress
59% dos jovens se sentem preparados pelas universidades para o mercado de trabalho
59% dos jovens se sentem preparados pelas universidades para o mercado de trabalho

A gerente da Page Talent no Brasil, Manoela Costa, acredita que o resultado deve-se ao pouco contato que os jovens têm com o mercado de trabalho na universidade.

"Eles se sentem preparados porque ainda não conhecem o mercado. Alguns só começam a trabalhar no último ano de faculdade, e outros trabalham em empresas juniores das próprias universidades, onde o ambiente é diferente", diz.

Segundo o estudo, 20% dos entrevistados acreditam que a universidade os preparou muito bem, mas que os conhecimentos adquiridos foram voltados apenas aos conhecimentos técnicos e não ao preparo para processos seletivos.

Outros 21% afirmam que o conteúdo apresentado pela universidade é muito teórico e dificilmente será aplicado no mercado de trabalho.

"A universidade tem um olhar mais acadêmico do que profissional, e é dessa maneira que eles se sentem preparados. Se a pesquisa fosse realizada um ano após eles ingressarem no mercado de trabalho, o resultado poderia ter sido diferente", afirma Manoela.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag