Presidentes de empresas no Brasil ganham 65 vezes mais que o piso
DE SÃO PAULO
Um presidente de empresa brasileira ganha o equivalente a 65 vezes a remuneração de um funcionário que entra com o salário mais baixo da empresa. A média de negócios de outras nacionalidades que operam no país é menor: 47 vezes.
Esse é um dos resultados do panorama econômico e de RH da consultoria Mercer, que foi apresentado nesta quinta-feira (19). Foram pesquisadas 446 empresas.
Mercado de maquetes está em alta, mas sofre com falta de profissionais
Empresa de tendências indica quais serão as 20 profissões do futuro
Yuri Arcurs/Shutterstock | ||
Os presidentes de empresa ganham, em média mundial, 47 vezes mais que o piso salarial |
A comparação foi feita entre o Brasil e empresar com capital de outros continentes. Entre os da Ásia, os presidentes de empresas ganham o equivalente a 23 vezes o piso salarial das empresas. Da Europa, esse número é 39; da América Latina, 40; da América do Norte, 49.
A pesquisa também aponta para diferenças na remuneração entre homens e mulheres. Entre os gerentes seniores, ela é menor (2%), e no nível operacional, maior (58%).
Além disso, foram apontadas diferenças na remuneração de executivos para as regiões do Brasil. Apesar de não revelar os números, a consultoria mostra que o Nordeste é onde ganha-se menos --83% do salário de um executivo de São Paulo, onde paga-se mais.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade