Publicidade
26/01/2014 - 02h30

Veja países e universidades onde pesquisa é forte para fazer sua pós

HELOISA BRENHA
DE SÃO PAULO

"Por que você quer estudar aqui?".

A praia ou a estação de esqui podem ser as respostas mais sinceras, mas não as melhores para dar ao professor ou à banca que vai avaliar sua inscrição em uma pós-graduação no exterior.

Essa pergunta também deve ser respondida na carta de motivação -documento exigido na maioria das seleções, em que o candidato justifica seu interesse pela universidade e pela linha de pesquisa.

A resposta adequada está na própria escolha da instituição. O candidato deve pesquisar se ela tem faculdades, institutos ou grupos de estudo com linhas de pesquisa afinadas com seu projeto.

Rankings e bases de periódicos situam países e suas universidades de acordo com o volume e a qualidade de sua produção científica.

No mapa abaixo, a Folha compila os países que mais publicaram artigos científicos em 2012, segundo a base de dados Scimago, e indica as melhores universidades em cada continente, conforme os critérios do principal ranking da atualidade, o THE (Times Higher Education).

O resultado mapeado é uma aproximação: mostra as nações que produzem mais, não necessariamente as que produzem melhor, mas sugere uma trilha para os destinos mais fortes da ciência.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag