Veja países e universidades onde pesquisa é forte para fazer sua pós
HELOISA BRENHA
DE SÃO PAULO
"Por que você quer estudar aqui?".
A praia ou a estação de esqui podem ser as respostas mais sinceras, mas não as melhores para dar ao professor ou à banca que vai avaliar sua inscrição em uma pós-graduação no exterior.
Essa pergunta também deve ser respondida na carta de motivação -documento exigido na maioria das seleções, em que o candidato justifica seu interesse pela universidade e pela linha de pesquisa.
- Saiba como escolher o orientador antes de optar pela pós
- Evasão na pós atinge universidades 'top' em pesquisa
A resposta adequada está na própria escolha da instituição. O candidato deve pesquisar se ela tem faculdades, institutos ou grupos de estudo com linhas de pesquisa afinadas com seu projeto.
Rankings e bases de periódicos situam países e suas universidades de acordo com o volume e a qualidade de sua produção científica.
No mapa abaixo, a Folha compila os países que mais publicaram artigos científicos em 2012, segundo a base de dados Scimago, e indica as melhores universidades em cada continente, conforme os critérios do principal ranking da atualidade, o THE (Times Higher Education).
O resultado mapeado é uma aproximação: mostra as nações que produzem mais, não necessariamente as que produzem melhor, mas sugere uma trilha para os destinos mais fortes da ciência.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade