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22/01/2015 - 12h48

Veja os 10 termos mais usados no LinkedIn no Brasil e por que evitá-los

DE SÃO PAULO

O início do ano é o momento em que alguns profissionais avaliam suas carreiras e pensam se é hora de reposicionar-se no mercado, mudando de emprego ou setor de atuação. Nesse caso, a rede social profissional LinkedIn é uma ferramenta importante. Você deve atualizar seu perfil com atenção.

Para se destacar entre os 19 milhões de brasileiros presentes na rede, evite usar clichês em sua descrição, como "responsável", a palavra mais usada no LinkedIn no país. Em nota, Fernanda Brunsizian, gerente sênior de comunicação do LinkedIn, afirma: "Isso mostra uma tendência dos brasileiros —e dos latinos em geral— em explicar muito suas funções no trabalho em vez de focar em resultados alcançados".

Veja a lista com as dez palavras mais usadas nos perfis brasileiros no LinkedIn em 2014:

1. Responsável
2. Estratégico
3. Criativo
4. Sólida experiência
5. Extensa experiência
6. Experiência internacional
7. Especializado
8. Planejamento estratégico
9. Apaixonado
10. Motivado

Justin Sullivan-27.jan.11/Getty Images/AFP
Para se destacar entre os 19 milhões de usuários brasileiros, evite clichês em seu perfil no LinkedIn
Para se destacar entre os 19 milhões de usuários brasileiros, evite clichês em seu perfil no LinkedIn

Globalmente, essa lista é um pouco diferente, e o contraste mostra as especificidades do trabalhador brasileiro, que valoriza mais sua experiência e estratégia. No blog oficial do LinkedIn, Catherine Fisher destaca que a lista global também traz termos que devem ser evitados, como "motivado" por sua carreira, "apaixonado" por seu trabalho e altamente "criativo", afinal, seus concorrentes também são.

No mundo todo, as palavras mais usadas nos perfis no LinkedIn em 2014 foram:

1. Motivado
2. Apaixonado
3. Criativo
4. Movido
5. Experiência extensa
6. Responsável
7. Estratégico
8. Histórico
9. Organizacional
10. Expert (especialista)

A executiva diz que é preciso usar uma linguagem natural e ser menos descritivo e mais focado em resultados alcançados em cada trabalho. Além disso, liste suas habilidades gerais e específicas na rede. Brunsizian conta que isso faz com que seu perfil tenha 13 vezes mais chances de ser visto.

 

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