Veja os 10 termos mais usados no LinkedIn no Brasil e por que evitá-los
DE SÃO PAULO
O início do ano é o momento em que alguns profissionais avaliam suas carreiras e pensam se é hora de reposicionar-se no mercado, mudando de emprego ou setor de atuação. Nesse caso, a rede social profissional LinkedIn é uma ferramenta importante. Você deve atualizar seu perfil com atenção.
Para se destacar entre os 19 milhões de brasileiros presentes na rede, evite usar clichês em sua descrição, como "responsável", a palavra mais usada no LinkedIn no país. Em nota, Fernanda Brunsizian, gerente sênior de comunicação do LinkedIn, afirma: "Isso mostra uma tendência dos brasileiros —e dos latinos em geral— em explicar muito suas funções no trabalho em vez de focar em resultados alcançados".
Veja a lista com as dez palavras mais usadas nos perfis brasileiros no LinkedIn em 2014:
1. Responsável
2. Estratégico
3. Criativo
4. Sólida experiência
5. Extensa experiência
6. Experiência internacional
7. Especializado
8. Planejamento estratégico
9. Apaixonado
10. Motivado
Justin Sullivan-27.jan.11/Getty Images/AFP | ||
Para se destacar entre os 19 milhões de usuários brasileiros, evite clichês em seu perfil no LinkedIn |
Globalmente, essa lista é um pouco diferente, e o contraste mostra as especificidades do trabalhador brasileiro, que valoriza mais sua experiência e estratégia. No blog oficial do LinkedIn, Catherine Fisher destaca que a lista global também traz termos que devem ser evitados, como "motivado" por sua carreira, "apaixonado" por seu trabalho e altamente "criativo", afinal, seus concorrentes também são.
No mundo todo, as palavras mais usadas nos perfis no LinkedIn em 2014 foram:
1. Motivado
2. Apaixonado
3. Criativo
4. Movido
5. Experiência extensa
6. Responsável
7. Estratégico
8. Histórico
9. Organizacional
10. Expert (especialista)
A executiva diz que é preciso usar uma linguagem natural e ser menos descritivo e mais focado em resultados alcançados em cada trabalho. Além disso, liste suas habilidades gerais e específicas na rede. Brunsizian conta que isso faz com que seu perfil tenha 13 vezes mais chances de ser visto.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade