Publicidade
14/06/2015 - 02h00

Ainda faltam funcionários fluentes em inglês

ALINE OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A falta de profissionais com fluência em inglês ainda é um problema no mercado brasileiro, sobretudo na área técnica.

"A média de profissionais com nível avançado é de 3% a 5%. Muito abaixo de países vizinhos, como Argentina e Chile, que apresentam o dobro", diz Ricardo Ribas, gerente executivo da consultoria Page Personnel.

"Como é difícil achar profissionais com experiência técnica e que falem uma segunda língua, a gente prefere contratar trainees fluentes em inglês e aprimorar suas competências aqui", explica Marcelo Lico, diretor da consultoria Crowe Horwath, que tem clientes no exterior.

Leia também:
Veja profissões que estão em alta e em baixa em oito setores do mercado
No comércio, atacado ainda oferece oportunidades de emprego
Especialista em calcular risco, atuário está na moda
Pessoas que ajudam empresa a poupar são centrais em períodos de crise

Na ânsia de conseguir emprego, muitos candidatos chegam a mentir no currículo. "Isso é um problema à medida que se tem clientes fora do país ou que trabalhem com importação ou exportação. Se você não entender o conteúdo dos documentos, seu cliente terá prejuízo", explica Marco Maia, diretor da Sacef Contabilidade.

A diretora pedagógica do Centro Britânico, Sonia Cury, diz que uma certificação internacional traz uma vantagem enorme. Ela garante que é possível aprender o idioma mesmo depois de adulto, mas é preciso paciência. "Muitas vezes, a fluência no idioma é o que faz você conseguir uma vaga".

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag