Publicidade
09/09/2012 - 11h30

Pesquisadores criam concreto sustentável a partir de resíduo de usina de fundição

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Uma equipe de pesquisadores do IAU-USP (Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em São Carlos), em parceria com a EESC (Escola de Engenharia da USP), desenvolveu um concreto sustentável que possui em sua composição areia obtida a partir de resíduos de usinas de fundição que seriam descartados em aterros.

Divulgação
O pesquisador Javier Mazariegos Pablos, do IAU-USP
O pesquisador Javier Mazariegos Pablos, do IAU-USP

A produção ainda não tem escala comercial e foi desenvolvida apenas em testes, mas entrou no processo de patenteamento recentemente. "Conseguimos a patente provisória em julho, e, se tivesse escala, o produto já poderia entrar no mercado", aponta o professor Eduvaldo Sichieri.

Segundo Sichieri, coautor da pesquisa, uma das vantagens da aplicação é que, por meio dela, evita-se a retirada de areia do leito de rios, ao mesmo tempo em que os aterros deixam de ser sobrecarregados com resíduos. "É duplamente sustentável."

Sem indicação, morador pode encontrar pedreiro na internet
Presidente de sindicato diz 80% das obras em imóveis têm de ser refeitas
Morador pagou pelo serviço, mas pedreiro sumiu; contrato pode ajudar

O professor Javier Mazariegos Pablos, também coautor, diz que, com o processo, resíduos sólidos industriais voltam para a cadeia produtiva misturados ao concreto.
Como exemplo, Sichieri cita que com o material foi possível criar bloquetes (blocos intertravados usados em pavimentação de praças ou ruas), guias, grelhas, sarjetas, contrapisos e blocos para alvenaria de vedação.

Para a obtenção do concreto sustentável, o primeiro passo é classificar a areia em perigosa ou não à saúde ou ao ambiente. Se for considerada nociva, será inteiramente descartada. Mas, se não contiver itens perigosos, ela será misturada ao concreto.

Como medida extra de segurança, a areia fica presa à matriz de cimento. Segundo o professor, com isso, impede-se que ela seja liberada ao ambiente, mesmo após a trituração do concreto. "Fazemos ensaios muito rigorosos para garantir que nenhum dos resíduos perigosos volte ao meio ambiente."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag