Publicidade
03/02/2013 - 06h30

Análise: Projeto arquitetônico é que fornece sentido ao conceito misto

REGINA MARIA PROSPERI MEYER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A importância e o interesse pelo uso misto, funcional e programático nas edificações em São Paulo caminha de mãos dadas com duas outras questões de repercussão no modo de vida da cidade: a crítica ao ilimitado crescimento periférico e à baixa densidade populacional nos bairros já consolidados.

Uso de espaços de sala comercial define custo de condomínio
Edifícios novos revisitam modelo de 'uso misto'
Velho conhecido, comércio no térreo "ressurge" em São Paulo

A associação desses três aspectos é uma aberta crítica ao zoneamento funcional, introduzido em São Paulo desde os anos 70 e que propõe a separação das diversas atividades urbanas. Tal percepção não é consenso, mas já temos reflexões estimáveis.

A perda da vitalidade urbana, associada à ausência de diversidade de usos, tornou-se um dos motes da crítica ao planejamento ortodoxo, a partir dos anos 60, com o livro ícone de Jane Jacobs.

Vozes vindas de outras áreas introduziram novos e poderosos argumentos. A observação empírica mostrou que o predomínio de uma única função, seja a fileira de casas unifamiliares ou de ruas perfiladas por torres de escritórios, é um fator nocivo para a qualidade da vida.

O consequente desprestígio da rua, devido à insuficiente mescla de usos, foi o ponto de partida para uma discussão pragmática.

Hoje, em São Paulo, essas questões estão na ordem do dia. A recuperação dos temas da densidade urbana e do uso misto são destaque nos discursos oficiais e nos meios técnicos e acadêmicos. Ambos passam a ser elementos centrais para alcançarmos a almejada cidade compacta.

O Plano Diretor Estratégico de 2002 comprometeu-se com o uso misto, criando zonas que cobrem cerca de 72% da cidade. Foi sem dúvida uma grande conquista. Porém, é preciso ver o que essa iniciativa está produzindo em termos concretos.

É o caso de nos perguntarmos se o uso misto, situado no interior de um megaempreendimento, onde se congregam habitação, comércios, serviços e garagens, chega a promover qualidade.

Por mais diversificado, o projeto de uma "cidadela" nunca promoverá a mistura de usos e usuários. Fica evidente que, na São Paulo contemporânea, o uso misto restrito apenas às edificações não alcança seus objetivos. Com belos exemplos, como o Conjunto Metrópole, no centro, e o Conjunto Nacional, na avenida Paulista, fica patente que é o projeto arquitetônico, consciente de sua dimensão urbana, que fornecerá ao uso misto seu pleno sentido.

Um "mall" jamais chegará a desempenhar o papel de uma rua, pois em muitos aspectos é o seu reverso.

REGINA MARIA PROSPERI MEYER é urbanista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag