Publicidade
03/02/2013 - 06h30

Uso de espaços de sala comercial define custo de condomínio

ALESSANDRO FIOCCO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Lojas e espaços comerciais instalados em prédios residenciais também pagam condomínio. O valor dependerá dos serviços usados.

Análise: Projeto arquitetônico é que fornece sentido ao conceito misto
Velho conhecido, comércio no térreo "ressurge" em São Paulo
Edifícios novos revisitam modelo de 'uso misto'

"Se o comércio não usa o elevador, a área de lazer nem os funcionários do prédio, consequentemente, não irá pagar por isso", diz Roseli Hernandes, da Lello.

Roseli esclarece que, por ser uma área muitas vezes à parte, as despesas ordinárias, que são as contas fixas mês a mês, podem ser separadas do restante do prédio --a exemplo de instalações de serviços de água e energia. "Geralmente, os relógios são separados", diz ela.

Cláudio Bernardes, presidente do Secovi-SP, diz que essa relação depende de caso para caso. "Tecnicamente pode haver uso de serviços em comum ou não. Quando existe um vínculo, há o rateio".

Bernardes pontua que itens como o seguro predial podem pesar mais para o comércio que atue em área de maior risco de acidente. Ele cita de exemplo uma oficina mecânica com maçarico.

"Já um reparo extra, como uma reforma na calçada, que envolva a loja, deve ser rateado por todos", pondera.

Em relação ao mercado, o preço do imóvel residencial, de acordo com Roseli, não se desvaloriza por estar atrelado a um comércio. Já na comparação de preço, o imóvel comercial sempre é mais caro que o residencial. "Não é possível afirmar quanto, mas sempre é mais caro, tanto para locação como para venda".

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag