Publicidade
14/04/2013 - 01h30

Análise: Terra e baixo custo norteiam lançamentos, e periferia avança

CLAUDIO BERNARDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

São Paulo tem passado por considerável processo de expansão imobiliária, e bairros antes badalados têm registrado retração de lançamentos.

Vila Andrade, por exemplo, foi um dos distritos que mais ofereceram terrenos - e justamente por isso o estoque residencial de outorga onerosa esgotou rapidamente.

Tatuapé é o novo líder em lançamentos da cidade de São Paulo
Novo eixo imobiliário de São Paulo inclui Santa Cecília e Brás
Tatuapé deverá receber polo corporativo próximo à Radial Leste

Disponibilidade de terra e baixo custo é o que se procura, colocando no alvo distritos da periferia, como Vila Curuçá, localizada no extremo da zona leste, próximo a São Miguel Paulista.

A falta de moradias é um entre os tantos problemas do distrito, que em termos de educação e lazer é totalmente dependente do poder público municipal. Com estoque de outorga onerosa disponível de 14 mil metros quadrados, é possível lançar unidades de 50 m² a R$ 3.000 o metro quadrado, com uma vaga na garagem e espaços de lazer.

Esse desenvolvimento também ocorreu em Sapopemba, sob influência da transformação das vizinhas Vila Prudente e Vila Formosa. Praticamente não há mais terreno disponível, e as unidades de 50 m² são vendidas, em média, a R$ 5.000 o metro quadrado.

Brás, Santa Cecília e Barra Funda são distritos com generosa infraestrutura, mobilidade e opção de empregos, e que ainda têm estoque de outorga onerosa disponível. São excelentes alternativas para lançamentos residenciais e comerciais.

Porém, todas as mudanças e tendências imobiliárias são captadas por poucas pesquisas disponíveis.

Planejamento urbano requer adaptações ágeis e mecanismos de captação de alterações, para que haja equacionamento do sistema de mobilidade com o adensamento da malha viária. Só assim será possível saber, com precisão, os rumos do crescimento da cidade.

CLAUDIO BERNARDES, 58, é engenheiro civil e presidente do Secovi-SP

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag