Publicidade
23/06/2013 - 01h30

Apartamento 'sem vista' exige cuidado no uso e não é mais barato

MARIANA DESIDÉRIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A proximidade com o vizinho do prédio ao lado, muitas vezes, é ignorada na compra ou locação de um imóvel e pode reservar surpresas.

Segundo especialistas do mercado imobiliário, o "janela com janela" não reduz o preço na negociação, mas pode dar margem a descontos.

'Vizinhos de vista' não se conhecem de fato, diz fotógrafa

"Se a localização é boa e o imóvel atende às necessidades, a vista pesa menos", diz Odair Senra, do Sinduscon-SP (sindicato da construção).

Foi o que aconteceu com o engenheiro Henrique Mendonça, 29. Ele divide um apartamento com amigos em Pinheiros (zona oeste) e as janelas da sala são voltadas para o prédio ao lado.

"A localização é ótima e as janelas deixam o ambiente maior. Mas já tive de acompanhar uma festa em frente, quando queria dormir."

Avener Prado/Folhapress
Para Henrique Mendonça, 29, as janelas grandes do apartamento em Pinheiros (zona oeste de SP) ampliam a sensação de espaço
Para Henrique Mendonça, 29, as janelas grandes do apartamento em Pinheiros (zona oeste de SP) ampliam a sensação de espaço

Alguns truques de decoração podem ajudar a filtrar a exposição, como persianas e plantas.

Segundo Roseli Hernandes, diretora do Secovi-SP (sindicato da habitação), as construtoras estão atentas ao fator "big brother" nas unidades e têm adotado estratégias para atenuá-lo.

BIG BROTHER

Em muitos casos, o imóvel vale à pena mesmo com a tal janela "big brother". Nessas horas, o jeito é buscar formas de amenizar a intimidade com a vizinhança.

O recurso mais indicado por arquitetos é a persiana. Disponível em materiais como madeira, alumínio e tecido, ela impede a visão de fora para dentro e não bloqueia totalmente a entrada de luz.

A arquiteta Clara Reynaldo, da CR2 Arquitetura, indica as coberturas feitas em tecido thermoscreen. "É uma tela que protege os móveis contra raios ultravioleta e permite ver o exterior".

A cortina também é uma opção. "Ela pode ser usada com um voal [tecido translúcido] no centro e xales laterais, que dão mais privacidade quando os moradores forem dormir", diz Mônica Becker, arquiteta e decoradora.

Independentemente do recurso usado, bom senso nunca é demais se você tiver o apartamento devassado.

O aposentado José Gilberto Tiso, 56, decidiu não instalar cortinas nos quartos de seu apartamento na Pompeia (zona oeste), pois a mulher tem bronquite. A solução foi estabelecer um acordo tácito com o companheiro de janela: "Se ele está com a dele aberta, eu fecho a minha."

Apartamentos como o de Tiso foram retratados pela fotógrafa gaúcha Letícia Lampert. Seu ensaio "Conhecidos de Vista" (leia entrevista ao lado) foi vencedor do prêmio Pierre Verger de fotografia, na categoria inovação e experimentação.

DESNIVELADOS

Em construções recentes, as incorporadoras têm procurado instalar as janelas de um novo empreendimento em posição diferente das do vizinho, para que as vistas não coincidam totalmente.

Outra medida é projetar os empreendimentos de forma que fiquem voltados para o vizinho cômodos como a cozinha ou a área de serviço.

"O mais importante é o layout do imóvel. O arquiteto do empreendimento, ponderando o sol, a ventilação e a vizinhança, busca deixar as áreas menos nobres da casa viradas para o vizinho próximo", diz Odair Senra, vice-presidente imobiliário do Sinduscon-SP (sindicato da construção).

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag