'Vizinhos de vista' não se conhecem de fato, diz fotógrafa
DAIGO OLIVA
EDITOR-ADJUNTO DE FOTOGRAFIA
A gaúcha Letícia Lampert, 35, venceu o prêmio Pierre Verger de fotografia deste ano na categoria "Trabalhos de Inovação e Experimentação". Para o ensaio "Conhecidos de Vista", além das imagens, ela captou depoimentos de moradores de edifícios vizinhos e constatou que a proximidade entre prédios não é proporcional ao nível de relacionamento. Por e-mail, ela conversou com a Folha.
Apartamento 'sem vista' exige cuidado no uso e não é mais barato
*
Como surgiu o ensaio "Conhecidos de Vista"?
Comecei por uma série que chamo de "Vista Para". Nela, fotografo a vista da janela, sempre que tapada por paredes e prédios, em diferentes cidades. Se não fosse pelo título [com a localização], não teríamos como identificar cada conjunto de fotos. O que o projeto propõe é a perda das referências geográficas e o embaralhamento dos lugares pelo crescimento. Me dei conta que poderia fazer esta relação em prédios.
O que os moradores sabem de seus vizinhos?
A grande maioria não se conhece de fato, mas há uma sensação de familiaridade por saberem dos hábitos uns dos outros. Não é uma questão de voyerismo. A maioria prefere não ver ou tenta fugir dos olhos alheios, mas um certo contato é inevitável. Uma moradora contou que cuidava de uma senhora pela janela. Por ser uma senhora de idade, morando sozinha, ela ficava atenta pra ver a janela era aberta todos os dias. Uma outra curiosidade é que os jogos de futebol parecem ser o que mais aproxima nesta configuração. Vários vizinhos se conheceram por torcer pelo mesmo time e gritar junto, cada um na sua janela.
Como os moradores encaram a "falta de vista"?
Eles se surpreendiam com meu interesse. "Mas eu nem tenho vista, é este prédio feio aqui na frente", diziam. Ou então, "não prefere fotografar aquela outra janela? É bem mais bonita a vista de lá". Frases assim foram uma constante. Minha percepção é que esta "não-vista" é incorporada com naturalidade ou como inevitável na maioria das vezes.
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade