Publicidade
28/07/2013 - 01h30

Confira dicas para escolher a cor e a tinta certas na hora de pintar a casa

CAROLINE APPLE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O tom pode ser alegre ou aconchegante, mas o importante é saber como combinar a cor no ambiente escolhido e qual a melhor tinta para cada tipo de situação.

Aplicativos para celular e leitores de cor ajudam na hora de pintar a casa

Com as várias opções à venda e a maior receptividade dos clientes, decoradores e arquitetos contam que se sentem mais confortáveis na hora de propor inovações. "Cores 'clean' não são mais carros-chefe. Uso tons que deixam o ambiente aconchegante e que quebram a monotonia", afirma o arquiteto Gerson Dutra de Sá.

Eduardo Knapp/Folhapress
Vanessa Moura pintou uma das paredes da sala
Vanessa Moura pintou uma das paredes da sala

Os fabricantes de tinta divergem sobre quais cores estão puxando essa tendência, mas todos concordam que o brasileiro está usando tons mais fortes e alegres na hora de pintar a casa.

"Troquei o bege pelo vermelho. Minha sala ganhou vida. Os quadros só ganharam destaque depois da pintura", afirma a empresária Vanessa Moura, 35. Pela proximidade da parede com a sacada, ressalta, a luz natural deixa a cor com um tom diferente durante o dia. "Fica goiaba e, à noite, vermelho intenso. Essa variação não deixa enjoar."

A iluminação natural e as lâmpadas fluorescentes valorizam os tons de azul, e a incandescente, as cores da família do amarelo. As demais podem mudar diante de qualquer luz, então a dica é testar a cor em todas as paredes que serão pintadas e ver se o resultado agrada tanto durante o dia quanto à noite.

Editoria de Arte/Folhapress

O presidente da Coral, Jaap Kuiper, ressalta que, nos últimos dois anos, cresceram as vendas das cores da família do vermelho, mas sem revelar dados. "Os tons mais alegres têm predominado."

Já para o consultor de cores da Sherwin-Williams, João Carlos César, existe um público que procura cores vibrantes e alegres, mas a tendência é que esses tons deem lugar aos terrosos. "As cores terrosas começam a ganhar espaço na decoração, fruto de influências europeias. Elas são mais aconchegantes do que alegres, mas não deixam de ser fortes", completa.

Para atender às necessidades além da estética, marcas como Suvinil, Coral, Sherwin-Williams e Lukscolor têm produtos para quem também procura bem-estar e serviço.

Os alérgicos contam com produtos sem cheiro e antibactérias. Os traumas de riscos nas paredes feitos por crianças podem ser superados com tinta lavável.

Aqueles que buscam sensações contam com tintas com toque de seda. Já os mais modernos podem conseguir um efeito semelhante ao do cimento queimado com uma tinta que imita a cor do material.

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag