Publicidade
20/10/2013 - 01h30

Por receita, edifício residencial transforma garagem em estacionamento

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Um dos motivos de maior disputa e conflitos entre os moradores, a garagem do prédio pode se transformar em fonte de receita para o condomínio.

Isso é possível mediante uma parceria entre o edifício e alguma rede de estacionamento, que passa a gerir a área e cobrar para quem é de fora guardar o carro lá.

Aluguel de vaga gera renda, mas traz risco à segurança dos moradores
Convenção precisa autorizar aluguel de vagas em condomínio

Sem a demarcação de vagas, um funcionário da empresa estaciona os veículos, dos moradores e do público externo, aproveitando os espaços livres deixados pelos condôminos quando saem.

Leonardo Soares/Folhapress
José Barbosa, administrador de um prédio residencial em São Paulo, diz que, além da quantia que o condomínio recebe, não tem encargos com funcionários do estacionamento
José Barbosa diz que, além da quantia que o condomínio recebe, não tem encargos com funcionários do estacionamento

José Barbosa Ruvira, que administra um prédio residencial na região da Consolação, conta que ali funcionava um flat. Da estrutura de serviços que existia até 2006, ficou o estacionamento.

Ele ressalta que, além da quantia que o condomínio recebe –de R$ 2.500 a R$ 3.500 por mês–, não tem encargos com funcionários. Esse valor equivale a cerca de 30% do faturamento da rede de estacionamento.

Sobre se já houve reclamação de moradores, ele diz que sim, quando, por exemplo, um condômino não simpatiza com algum manobrista. Se propõem acabar com o sistema, basta lhes mostrar as despesas do condomínio. "Aí mudam de ideia", diz.

Com o valor arrecadado, Barbosa diz que conseguiu pintar a garagem e fazer algumas reformas, como no gradil e na rampa de acesso do estacionamento.

A segurança é a questão mais delicada no modelo, que pode ser implementado desde que aprovado, em assembleia de condomínio, por três quartos dos moradores.

Ilustração Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress
ACESSO IRRESTRITO Condomínios residenciais usam o estacionamento dos moradores para gerar receita
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag