Publicidade
20/07/2014 - 01h30

Preço em alta derrubou venda de imóveis usados em Itaquera

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Com o anúncio de que o estádio de abertura da Copa seria em Itaquera, os preços dos imóveis usados subiram no bairro. E o resultado foi a queda nas vendas.
Segundo Marcelo Jesus Fernandes, 45, dono da imobiliária Almar, os proprietários, que antes pediam R$ 60 mil, passaram a colocar imóveis em conjuntos habitacionais populares à venda por até R$ 180 mil.

Região da avenida Jacu-Pêssego deve concentrar os lançamentos em Itaquera
Euforia cai, mas Itaquera se mantém no radar do mercado imobiliário

Raquel Cunha/Folhapress
Dono de imobiliária, Marcelo Jesus Fernandes aponta que a alta de preços prejudicou as vendas
Dono de imobiliária em Itaquera, Marcelo Jesus Fernandes aponta que a alta de preços prejudicou as vendas no bairro

Neste ano, a alta perde fôlego, mas o mercado não se recupera. "O preço estagnou e mesmo assim ninguém fecha negócio", diz Fernandes.

Para Leandro Caramel, da Habitcasa, uma das razões da queda das vendas foi a Copa do Mundo. "O cliente fica com a cabeça na Copa e adia a decisão de compra", afirma.

Ilustrações Affonso/Editoria de Arte/Folhapress

IMÓVEIS NOVOS

No caso dos imóveis novos, a alta dos preços foi mais suave. Segundo a Geoimovel, os valores no momento do lançamento na planta, em Itaquera, avançaram 67,8% de 2010 (quando foi definida a escolha do estádio) a 2014.

Com isso, o valor médio de um lançamento hoje, no bairro, é de cerca de R$ 4.500. Na cidade, os valores avançaram 96% no mesmo período, chegando a R$ 9.191 em maio.

Matéria-prima da construção civil, os terrenos também subiram de preço, o que sinaliza um custo maior para as construtoras.

Em algumas regiões de Itaquera, diz Fernandes, o preço do metro quadrado passou de R$ 300 antes do anúncio do estádio para cerca de R$ 1.500 atualmente.

Ilustrações Affonso/Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag