Publicidade
21/12/2014 - 02h00

Apartamento de 8 m² em Paris tem quarto embutido no armário

DE SÃO PAULO

Um apartamento de 8 m² em Paris tenta responder a um dilema cada vez mais frequentes das grandes cidades: como ter o mínimo de qualidade de vida em espaços cada vez menores e mais caros?

Compactos esfriam com o mercado, mas não encerram ciclo

O projeto concebido pelo escritório Kitoko Studio tenta provar que o espaço restrito não é obstáculo para planejar um apartamento confortável e funcional, aproveitando cada centímetro do ambiente.

O ambiente foi originalmente construído para ser usado como quarto de empregada do edifício e era conhecido pelo espaço apertado, com pouca circulação de ar. Ao longo dos anos, tinha virado um espaço para guardar objetos.

Quando os clientes procuraram pelos profissionais do escritório, pediram por uma transformação completa no quarto esquecido e sem uso, localizado sob a cobertura de um antigo prédio francês.

"Apesar da área pequena, o espaço deveria servir para dormir, cozinhar, comer, lavar as roupas, trabalhar e guardar o máximo possível de itens", explicam os arquitetos.

No ambiente principal, um armário embutido esconde uma estante para livros que vira uma escada que conduz para a cama de solteiro na parte de cima.

Em outro compartimento, uma mesa embutida pode ser montada e ainda há espaço para guardar as roupas.

Uma pia com uma minigeladeira e um forno microondas perto da janela fazem as vezes de cozinha.

O importante, segundo eles, é que o ambiente garanta a independência do futuro morador. O apartamento é usado pelos donos para abrigar uma aluna de intercâmbio que fica com a família. No futuro, servirá também para hospedar visitas.

Para os arquitetos, o conceito do projeto é o mesmo de um canivete suíço: simples e compacto, que se desdobra em uma série de ferramentas úteis.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag