Publicidade
29/03/2015 - 01h30

Estadia por temporada requer cuidados específicos do locador e do inquilino

JULIANA SAYURI
DE SÃO PAULO

Há cuidados básicos que devem ser observados para que a relação entre entre locador e locatário termine bem no aluguel por temporada. Antes de fechar negócio, o proprietário deve pesquisar o perfil do potencial inquilino –e vice-versa.

Aluguel por temporada pode ser boa fonte de renda se imóvel estiver quitado
Diárias no litoral de SP serão até 160% mais caras nesta Páscoa

O anfitrião pode pedir documentos de identificação e outras informações do visitante. Já o inquilino, caso não possa visitar o imóvel com antecedência, deve reunir o máximo de informações sobre o local, pedir fotos e conferir comentários publicados por locatários anteriores.

Nicholas Spitzman, presidente do site AlugueTemporada, recomenda conversar com o dono do imóvel previamente. "Isso garante que o viajante levante detalhes do imóvel", diz.

"Para o proprietário, a principal dica é incentivar o hóspede a deixar avaliações sobre o imóvel", adiciona. Receber avaliações positivas, críticas construtivas e elogios nos sites de anúncios de aluguel por temporada pode ajudar a atrair outros hóspedes.

Vale considerar a assinatura de um contrato de locação por curto prazo. "É uma garantia para os dois lados", diz Roseli Hernandes, do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário).

"No último Réveillon, uma casa no litoral foi alugada por quatro pessoas, mas mais de 40 passaram por lá e fizeram baderna. A dona da casa foi multada em R$ 600. É preciso ter um contrato objetivo no início da locação, com previsão de multas e vistorias minuciosas", diz Roseli.

Objetos de valor (inclusive sentimental) devem ser guardados pelo anfitrião. O hóspede, por sua vez, deve cumprir a principal premissa do inquilinato: ao sair, entregar o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag