Publicidade
12/04/2015 - 01h30

Iluminação planejada ajuda a economizar energia em casa

DE SÃO PAULO

Economizar energia não significa deixar a casa na penumbra. Com um bom planejamento, é possível encontrar soluções luminotécnicas que valorizem os cômodos sem pesar na conta de luz.

Lâmpadas mais modernas economizam energia e justificam o investimento
Popularização de lâmpadas mais eficientes esbarra no custo
Lâmpadas mais usadas sairão do mercado no país em julho

A principal dica é não deixar a iluminação "para depois", mas sim pensá-la de forma integrada à arquitetura e à decoração.

Potencializar a incidência de luz natural, com pisos que colaborem para essa iluminação "avançar" pelo ambiente, como o porcelanato branco, é um bom truque.

"Com um projeto de iluminação conseguimos criar cenários, destacar objetos e revestimentos, gerar conforto visual e ainda economizar energia", diz Adriana Sypniewski, dona da loja especializada Grey House Iluminação.

Quando o assunto é eficiência energética, o LED é imbatível –ele reduz o consumo e tem duração maior que as lâmpadas incandescentes.

Há 10 anos, Sypniewski começou a trabalhar com a tecnologia "muito timidamente", usando réguas dessas lâmpadas, sobretudo, em projetos comerciais.

Hoje, o LED está perdendo a cara de "luz de escritório" e já existem no mercado modelos mais amarelados.

A luz amarela é indicada para espaços de relaxamento. Ambientes de trabalho, cozinhas e lavanderias pedem, em geral, luz branca. Mas não há regras fixas.

Uma iluminação amarelada na cozinha, por exemplo, pode deixar o ambiente mais aconchegante. Os vários tipos de luminárias, como arandela, coluna, pendente e spot, podem ser combinados com lâmpadas de "temperaturas" diferentes.

A instalação de sensores de presença, dimmers e fotocélulas, aliada ao "consumo inteligente", ajuda a gerar uma economia de até 70%.

Colaborou ANAÏS FERNANDES

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag