Popularização de lâmpadas mais eficientes esbarra no custo
VINICIUS PEREIRA
DE SÃO PAULO
Apesar dos apelos mais comuns serem por banhos mais curtos e menos idas à geladeira, as lâmpadas têm peso importante no consumo total de uma família.
Lâmpadas mais modernas economizam energia e justificam o investimento
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Segundo a Eletrobras, elas representam 19% da conta em uma casa da região Sudeste, atrás apenas do chuveiro elétrico, com 26%, e da geladeira, com 22% do total.
A expectativa é que as lâmpadas mais modernas e econômicas ganhem espaço sobre as incandescentes, mais baratas, mas menos econômicas quanto ao consumo.
"O crescimento na comercialização das fluorescentes e LED deve ficar em torno de 30% neste ano", afirma Marco Poli, diretor da Abilux (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação).
Ainda muito presentes nas residências, as incandescentes responderam por 40,5% das lâmpadas vendidas em 2014 no país, mas deixarão de ser comercializadas para atender novos padrões de eficiência energética.
Para o economista e professor da FGV Samy Dana, o consumidor deve aproveitar as mudanças no mercado para economizar na conta.
Segundo ele, caso uma lâmpada incandescente permaneça acesa por seis horas por dia, ao final do mês, o gasto seria de R$ 5,48. Nas mesmas condições, a fluorescente gastaria R$ 1,37, enquanto que a LED consumiria R$ 0,64.
O tempo de vida útil entre elas também varia. Enquanto que a incandescente dura, em média, mil horas, a fluorescente tem vida útil de oito mil horas. Já a de LED possui vida útil de 50 mil horas.
MAIS ACESSÍVEL
O principal problema à popularização das lâmpadas mais eficientes ainda esbarra no preço.
Enquanto a incandescente é vendida por cerca de R$ 2, a fluorescente compacta custa R$ 11 e a LED, cerca de duas vezes mais. Mesmo assim, o economista afirma que o investimento feito na hora da compra é recuperado em menos de quatro meses.
Segundo a indústria, no entanto, a disparidade entre os preços cairá em breve."Um possível benefício fiscal para a produção local de lâmpadas LED pode garantir um preço melhor às novas tecnologias", diz João Geraldo Ferreira, presidente da fabricante FLC.
Editoria de arte/Folhapress | ||
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