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24/05/2015 - 01h30

Nova edição da Casa Cor SP expõe brasilidade, mas sem folclore

DE SÃO PAULO

Sob nova direção e com o slogan "o Brasil visto por dentro", a Casa Cor São Paulo, mostra de arquitetura, decoração e paisagismo, abre na terça (26) no Jockey Club (zona oeste) com proposta de resgatar o "morar brasileiro".

Essa é a primeira edição do evento sob coordenação da jornalista Lívia Pedreira.

Ela decidiu sobre o conceito de "brasilidade" quando soube que uma mesa do designer Joaquim Tenreiro foi vendida em Miami por US$ 500 mil (R$ 1,5 milhão), o que mostrou a procura global por produtos feitos no país.

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"Sobre 'brasilidade', não falo do cocar na parede, mas de um estilo de vida mais despojado e caloroso e menos sombrio", afirma Pedreira.

"Somos leves, nosso design é mais limpo e com cores vibrantes", diz Fabio Basani, que assina uma adega.

Os ambientes da mostra refletem a maior segurança no produto nacional. "Antes acontecia que os arquitetos iam para feiras internacionais, como o Salão de Milão, abasteciam-se de ideias e traziam para cá", diz Pedreira.

Quem visitar o evento poderá ver móveis clássicos, como obras de Sergio Rodrigues e Oscar Niemeyer, e outros contemporâneos, como aquelas do Zanini de Zanine e do estúdio Nada Se Leva.

A "brasilidade" está também no maior número de profissionais de fora de São Paulo, como o goiano Leo Romano e o mineiro Pedro Lázaro.

Com um número menor de espaços segundo a organização (são 68) a ideia é criar ambientes mais "generosos".

O arquiteto Fábio Morozini, que retorna à Casa Cor após um hiato de 15 anos, diz acreditar que o evento está voltando às origens. "Eu não sabia mais qual era o conceito da Casa Cor. Surgiu como algo intimista, mas depois era muito sobre negócios".

Para Pedreira, esse foi um caminho natural, reflexo da expansão da classe média e do acesso mais fácil ao crédito imobiliário."Hoje queremos espaços normais, com a mesma qualidade, mas onde as pessoas possam se reconhecer", completa.

A economia de água e energia também pautou o evento. A organizadora propôs uma "Casa Cor 100% LED", de modo que os projetos deveriam usar lâmpadas eficientes. "A ideia gerou desconforto entre alguns profissionais, mas também provocou neles a necessidade de conhecer essa tecnologia", diz Pedreira.

No paisagismo, predominam "jardins secos", como o de Marcelo Faisal, com plantas que requerem pouca água.

CASA COR
Quando a partir de terça (26) até 12 de julho
Onde Jockey Club de São Paulo
Endereço av. Lineu de Paula Machado, 875
Quando R$ 24 a R$ 60
www.casacor.com.br

Colaborou ANAÏS FERNANDES

 

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