Publicidade
07/06/2015 - 01h30

Selo aponta cuidados para imóvel saudável

MARINA ESTARQUE
DE SÃO PAULO

Assim como a prática de exercícios e a alimentação balanceada, uma casa também pode ser fonte de saúde –ou de doenças, afirma o biólogo Allan Lopes, criador e coordenador do Selo Casa Saudável.

A iniciativa tem por objetivo avaliar as construções segundo seu impacto na saúde dos usuários. Até agora, dois edifícios, ainda em construção, receberam o selo –ambos em Minas Gerais.

Leia também:
Com nível de ruído acima do indicado, saiba se proteger do barulho em SP
Em Campinas, projeto busca iluminação e ventilação naturais

Segundo Lopes, fatores como quantidade de luz natural, ruídos e qualidade do ar em um imóvel podem estar na origem de um aumento no cansaço, irritabilidade e tensão muscular.

Divulgação
Projeção de imóvel no edifício Kadosh, em Belo Horizonte (MG)
Projeção de imóvel no edifício Kadosh, em Belo Horizonte

"Todas as construções, certificadas ou não, devem levar em conta a saúde dos moradores. Não significa que um edifício seja saudável e outro não, mas é possível melhorar alguns aspectos ", aponta Gilberto Belleza, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

Para Simone Cynamon, pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz, o selo é uma boa ideia, mas pode acabar encarecendo os imóveis. "É preciso cuidado para que a certificação não dificulte ainda mais o acesso a habitações saudáveis para as classes mais pobres e até médias", diz.

Lopes destaca a importância da insolação nos imóveis. "Um ambiente com mais luz é sempre mais saudável. Em um ambiente de trabalho, as pessoas que ficam próximas das janelas produzem mais e melhor", afirma ele.
Para garantir a iluminação natural, é possível abrir janelas maiores ou usar cortinas transparentes, que permitem a passagem da luz, mas evitam o calor.

Já durante a noite, é recomendável retirar aparelhos como computadores e celulares do ambiente. "Mesmo quando o aparelho está desligado, em modo de espera, aquele pequeno sinal de Led já atrapalha", explica Lopes.

A ventilação também é um aspecto fundamental. Se a casa ficar sempre fechada, os níveis de poluição interna do ar sobem. "Mesmo em São Paulo, onde o ar é muito carregado, é preciso abrir as janelas para ventilar", diz Lopes.

Divulgação
Imóvel no edifício Kadosh, em Belo Horizonte (MG), o primeiro edifício a receber o Selo Casa Saudável
Projeção de imóvel no edifício Kadosh, em Belo Horizonte (MG), o primeiro edifício a receber o Selo Casa Saudável
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag