Publicidade
21/06/2015 - 01h30

Preço estável de imóvel dá segurança à negociação em consórcio

DOUGLAS GAVRAS
DE SÃO PAULO

A falta de previsibilidade da compra do imóvel (que pode ocorrer com o sorteio na primeira prestação ou só ao término do plano) e a perda de valor da carta de crédito sempre pesaram contra a adesão ao consórcio.

A questão do prazo pode ser contornada por meio de lances. Ainda assim, não há garantias de que o comprador receba o dinheiro quando precise, já que os outros consorciados podem fazer apostas maiores e levar a carta de crédito primeiro.

Leia também:
Consórcio ganha espaço na compra da casa
Com dólar caro, aluguel de casa de luxo no país é opção nas férias
Reforma resgata história e moderniza casa rural típica do Equador

Marcelo Prata, do Canal do Crédito, site de comparação de produtos financeiros, afirma que quem tem pressa para comprar o imóvel deve dar lances em torno de 50% do valor total da carta de crédito para ter chances de antecipar a compra.

"Há pouco tempo, quem fazia um consórcio corria mais riscos de que a carta de crédito não fosse suficiente para a compra. Agora, como os preços dos imóveis pararam de subir tanto, o poder de compra do consórcio ficou melhor", diz Prata.

Segundo Rodolfo Montosa, ex-presidente da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio) e atual diretor da BR Consórcios, o tempo de espera para colocar a mão no benefício, em média, é a metade do prazo do consórcio: se o cliente está em um grupo de 120 meses, por exemplo, a carta de crédito costuma vir em 60 meses. Mas não é uma regra.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Marcelo Oliveira Martin, que desistiu de comprar um imovel financiado e optou por um consorcio da Porto Seguro, porque era mais em conta
Marcelo Oliveira Martin desistiu de comprar um imóvel financiado e optou por um consorcio da Porto Seguro mais em conta

O analista de suprimentos Marcelo Martin, 32, resolveu usar o prazo a seu favor. Ele e a namorada planejavam a compra de um apartamento usado via financiamento. Mas eles tinham menos do que o valor exigido pela Caixa para dar a entrada no imóvel, após a mudança nas regras de usados, e optaram por um consórcio, com parte das economias em lances.

"Como as taxas para financiamento bancário estão altas, decidimos descartar o imóvel que tínhamos encontrado e usaremos o tempo do consórcio para achar outro", diz Martin.

Segundo Rafael Boldo, gerente da Porto Seguro Consórcio, essa tem sido uma estratégia ante a escassez de recursos da poupança (principal fonte de financiamento imobiliário) e às restrições de crédito pelos bancos.

SEGURANÇA

Em um consórcio, são os próprios participantes que se financiam. A administradora reúne grupos de interessados e eles pagam taxas de administração, seguro e fundo de proteção contra calotes.

A cada mês, uma ou mais pessoas são sorteadas para receber uma carta de crédito e continuam pagando as parcelas para financiar as compras dos demais. O consórcio pode durar mais de 16 anos.

O valor recebido pode ser usado para comprar e reformar a casa ou negociar um terreno. Também é permitido usar até 10% do benefício para pagar impostos ou na emissão de certidões do imóvel. Outra opção é o resgate em dinheiro da carta após o encerramento do grupo.

Antes de fazer um consórcio, é importante certificar-se se a empresa está autorizada a funcionar. O site do Banco Central (www.bc.gov.br) tem dados que auxiliam na escolha –como a lista das administradoras com maior número de queixas.

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress

-

O CONSÓRCIO É A MELHOR OPÇÃO?

Perfil do consorciado
Há desde o casal que já pensa em guardar para comprar uma casa no futuro, ao solteiro que quer morar sozinho e não tem pressa para sair da casa dos pais. O importante é que o consumidor não tenha urgência para se mudar

Planos futuros
Decisões que exigem alto investimento, como a compra da casa, devem ser pensadas a longo prazo. Uma família que cresce de forma planejada e precisará de um imóvel maior em alguns anos pode pensar no consórcio como investimento

Poupança forçada
Quem tem mais dificuldade de poupar pode usar o consórcio para se forçar a guardar dinheiro e usar a carta de crédito no futuro para comprar o imóvel ou resgatar o dinheiro investido quando o consórcio chegar ao fim

Despesas acumuladas
Diferentemente do financiamento, em que o comprador paga pelo imóvel já morando nele, o consórcio exige planejamento. Quem hoje paga aluguel, por exemplo, deve considerar que terá de arcar também com as mensalidades do consórcio até receber o benefício

Fontes: empresas e analistas de crédito

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag