Publicidade
07/10/2012 - 05h35

Quase metade das empresas no Desafio Brasil surgiu neste ano

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

Entre as 364 empresas inscritas no Desafio Brasil, um dos concursos de start-ups mais conhecidos do país, quase metade (49%) foi fundada neste ano. Outras 24% foram criadas em 2011.

No intervalo de um ano, o número de inscrições para participar do Desafio Brasil mais do que dobrou. A vencedora, anunciada na última sexta, foi a ColOff, que criou um revestimento de vaso sanitário que facilita a coleta de material para exames.

Avener Prado/Folhapress
Empreendedor se apresenta na semifinal do Desafio Brasil, na FGV
Empreendedor se apresenta na semifinal do Desafio Brasil, na FGV

As start-ups concorreram a prêmios que são, na realidade, oportunidades de negócios --vão desde um jantar com o presidente de uma empresa até uma vaga na competição mundial de start-ups em Berkeley, na Califórnia.

Os participantes apresentaram projetos como redes sociais, plataformas de comunicação e de educação e soluções digitais para o segmento de saúde, como uma plataforma para agendar consultas médicas.

Outra tendência entre os competidores é a baixa faixa etária: estão formados há menos de dois anos (32%) ou ainda estão na faculdade (27%).

Segundo Adalberto Brandão, gerente de projetos do GVcepe, braço da Fundação Getulio Vargas que organiza o Desafio Brasil, isso mostra que o empreendedorismo está se tornando uma opção de carreira no país.

Apesar disso, Brandão diz que falta formação a essa turma de empreendedores: "Metade das avaliações dos modelos de negócios mostra que eles ainda não sabem como irão ganhar dinheiro".

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag