Publicidade
17/10/2012 - 13h06

70% das MPEs estão confiantes que faturamento vai aumentar, diz Sebrae

ANDRÉ ZARA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Sebrae apresentou hoje (17) seu Indicador de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (ICMPE), que o órgão passa a divulgar mensalmente. O novo índice, feito a partir de entrevistas com 5.600 entrevistados em todos os Estados do Brasil, apontou que 70% dos empresários estão confiantes que o seu faturamento vai crescer até novembro.

O ICMPE é uma parceria do Sebrae com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e é medido em uma escala de 0 a 200 pontos. Ele leva em conta o crescimento do faturamento e o número de pessoas empregadas na empresa, considerando o cenário atual e mostrando a expectativa para os próximos três meses. No mês de setembro, ele atingiu 122 pontos, o que indica expansão da confiança. Quando atinge 100 é considerado estável e, abaixo disso, aponta contração.

"Este é um esforço importante de pesquisa para acompanhar o impacto do cenário econômico sobre as MPEs. O indicador será uma ferramenta similar ao índice de confiança do consumidor da FGV", disse o presidente do Sebrae, Luiz Barreto.

Em setembro, 28% das empresas consultadas disseram que seu faturamento em agosto cresceu e 46% afirmaram que ele ficou estável. Os negócios que apresentaram queda foram 26%, o menor percentual desde que o Sebrae começou a monitorar os dados nos últimos seis meses.

Na questão de pessoas ocupadas nas MPEs --levando em conta o próprio dono, funcionários e familiares que trabalham na empresa-- o indicador apontou que 8% dos consultados, em setembro, ampliaram o número de vagas em agosto e 27% estão planejando contratar mais até novembro.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag