Loja virtual de orgânicos passa a vender produtos na feira
FELIPE MAIA
DE SÃO PAULO
Em um momento em que as atenções dos empreendedores se voltam para o comércio virtual, a Sementes da Paz, que oferece um serviço de entrega de produtos orgânicos, está fazendo o caminho oposto, o da feira real.
No fim do ano passado, a empresa começou a vender em um feira especializada em orgânicos na região do parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. A iniciativa já representa 10% da receita da Sementes, que fatura em torno de R$ 1 milhão por ano.
Ze Carlos Barretta/Folhapress | ||
Diogo Pires, sócio da Sementes da Paz, que quer ligar pequenos produtores de orgânicos ao consumidor final |
"Vimos que só o modelo de negócio do 'delivery' talvez não fosse alavancar nosso crescimento", diz Diogo Pires, 29, sócio da empresa.
"O brasileiro ainda tem o costume de querer pegar, cheirar e sentir o produto. E no comércio virtual não existe esse contato físico."
A empresa estuda passar a atuar em outras feiras e abrir uma loja física. Pires nega que a medida seja um retrocesso. "Em termos de relacionamento, é um passo à frente, porque muita gente não conhece o que é o alimento orgânico. Esse contato com o consumidor enriquece."
Outra estratégia da empresa para crescer é atuar em conjunto com os próprios concorrentes que também vendem orgânicos.
A ideia é usar a capacidade ociosa do armazém da Sementes em São Paulo para serviços de montagem de cestas de produtos e sua distribuição -a empresa fica com 20% a 30% da venda.
Os produtos frescos vendidos pela Sementes, como frutas e verduras, são fornecidos por pequenos produtores do interior de São Paulo. A empresa usa o mote do "comércio justo", em que todos na cadeia produtiva são remunerados de forma adequada. Os fabricantes recebem 56% do valor da venda dos produtos. (FELIPE MAIA)
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE NEGÓCIOS
- Aplicativo permite comprar e vender "looks" pelo celular
- Engajamento digital serve para encorajar volta de clientes
- Modelos lançam site para vender roupas de segunda mão
Livraria
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade