Publicidade
31/03/2013 - 06h01

Empresas criam objetos de decoração a partir de fotos de redes sociais

FELIPE MAIA
EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS E NEGÓCIOS"

Redes sociais podem ser efêmeras: quando os internautas deixam de usar cotidianamente um desses sites para migrar para outro mais popular no momento, costumam deixar para trás fotos e recados postados ali. Para evitar essa "perda de memória", empresas estão usando essas informações virtuais para criar produtos reais, como objetos de decoração.

Empresários mostram como criar negócios com pouquíssimo dinheiro
'Experimente com o que você tem', diz autor de livro sobre 'empresas baratas'
Veja 4 dicas para tirar seus projetos do papel

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Marco Ribas (dir.) e Wilson Vasconcelos, sócios da Sambapix
Marco Ribas (dir.) e Wilson Vasconcelos, sócios da Sambapix

A Imãgram oferece um serviço que cria imãs de geladeira com base em fotos do cliente publicadas no Instagram e recebe cerca de 40 pedidos por dia desse tipo de produto --um pacote com 12 exemplares custa R$ 29,90.

Carlos Luciano, 30, criador da empresa, diz que optou por produzir imãs pela facilidade de produção e os custos menores exigidos.

"Eu trabalhava como desenvolvedor de sites e vi que o Instagram permitia criar serviços com base na plataforma deles. O imã era um produto fácil de colocar no mercado e de testar a reação das pessoas", afirma.

Neste ano, a empresa deve atualizar seu sistema para permitir que os clientes usem retratos que estão em outros sites, como Facebook, Flickr e Picasa. E também imprimam fotos em formatos diferentes, como em cartões magnetizados para datas especiais como os dias das Mães ou dos Namorados.

Luciano afirma que essa ampliação também tem o objetivo de dar mais segurança ao negócio. "Se amanhã o Instagram acabar, eu posso usar outras redes."

No caso da Sambabix, a aposta é em uma gama maior de produtos, como quadros de parede e impressões de foto que imitam o formato das imagens Polaroid.

"A gente aposta na linha de decoração, de dizer ao consumidor que ele pode usar as fotos das redes sociais para deixar a casa dele bacana", conta Marco Ribas, 35, fundador da companhia.

A empresa já permite que o usuário use retratos armazenados no Facebook e no Instagram para criar os objetos. Ribas aposta que imprimir fotos vai voltar à moda.

"As pessoas estão voltando a ter esse hábito porque perceberam que a experiência de ver imagens no computador não é a mesma", opina.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag