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18/04/2013 - 13h32

Marcas exploram pouco o Facebook durante o fim de semana

DE SÃO PAULO

Empresas devem aproveitar melhor o fim de semana para fazer marketing no Facebook, de acordo com uma pesquisa da Scup, que monitora redes sociais. A conclusão é de Eliseu Barreira, responsável pela área de comunicação da companhia, e foi feita em cima de dados de 33 milhões de posts e comentários publicados em 2012.

Barreira diz, por exemplo, que aos domingos o volume de publicações no Facebook é 28% menor do que às quintas-feiras, dia com mais movimento no site. "É um dia com menos concorrência e mais oportunidade de ser ouvido por quem está logado na rede". Apenas 11,53% dos comentários e posts são feitos aos domingos e 12,18% são feitos aos sábados. O número de atualizações se acentua nos dias úteis: segunda (14,28%), terça (14,71%), quarta (15,61%), sexta (15,84%) e quinta (15,85%).

Karen Bleier/AFP

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O "horário nobre" da rede social no Brasil no horário da manhã, das 11h às 12h, é ideal para postagens descontraídas, de acordo com a análise da Scup. É quando as pessoas relaxam no expediente, antes do almoço, e os jovens estão acordando. No geral, outro momento de pico de acessos à rede é das 20h às 21h, com exceção das segundas-feiras (nesse dia, o volume de acessos é maior das 21h às 22h. Já o horário com o menor número de atualizações é das 4h às 6h.

"A quantidade de comentários e posts permanece uniforme depois do final do expediente, o que nos leva a crer que as pessoas estão acessando bastante o Facebook de dispositivos móveis", diz Barreira.

"Como imagens têm um desempenho melhor na rede, o ideal é dimensioná-las de maneira que elas sejam exibidas por inteiro em computadores, celulares e tablets." O motivo: as pessoas dificilmente clicam para ampliar uma imagem quando estão em aparelhos móveis.

 

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