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20/04/2013 - 23h07

Programas reajustam preços em lojas virtuais automaticamente

REINALDO CHAVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é fácil definir o preço de um produto no comércio virtual: as empresas precisam monitorar os concorrentes e fazer ajustes constantemente, já que, em poucos cliques, o consumidor pode optar pela loja que está cobrando menos naquele instante.

Empresas que desenvolvem soluções tecnológicas enxergaram nisso uma oportunidade. É o caso da Precifica, criada neste ano por Ricardo Ramos, 31, e Walter Sabini Júnior, 40.

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A companhia desenvolveu um software que permite que um site monitore, 24 horas por dia, os preços praticados por seus competidores e faça reajustes automáticos.

Ramos explica que outros fatores são levados em conta, como frete, condições de pagamento e disponibilidade em estoque. O programa também obedece aos níveis máximo e mínimo estabelecidos pelo proprietário.

Karime Xavier/Folhapress
Walter Sabini Júnior (camisa branca) e Ricardo Ramos, sócios da Precifica
Walter Sabini Júnior (camisa branca) e Ricardo Ramos da Precifica, sócios da Precifica

"Se o concorrente praticar um preço irreal, o sistema barra uma mudança fora do mínimo previsto ou da cotação que permite obter lucro com a venda."

Também é possível elevar o valor quando um item está em falta em outras lojas virtuais -a ferramenta rastreia mensagens de "produto indisponível" na rede.

Em outros países, o uso da precificação automática é comum, principalmente em grandes empresas como Best Buy, Amazon e Target.

Aos poucos, essa tecnologia se torna disponível também para e-commerces menores no Brasil. A Sieve, que oferece esse tipo de serviço para grandes varejistas, lançou neste ano uma versão mais básica, que analisa uma quantidade menor de produtos e empresas rivais -o custo da ferramenta varia de acordo com as funcionalidades escolhidas pelo cliente.

Segundo André Massa, 30, diretor da Sieve, o programa rastreia dados de 4.500 lojas e 1,1 milhão produtos.

Outros canais também podem ser monitorados, entre eles sites comparadores de preço, como o Buscapé, e ofertas enviadas por e-mail.

Para ele, a maior vantagem do serviço é permitir que as próprias empresas montem suas estratégias.

"Diversas informações podem ser acompanhadas ao mesmo tempo, com isso o cliente pode escolher a melhor tática competitiva e tomar decisões rápidas."

 

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