Programas reajustam preços em lojas virtuais automaticamente
REINALDO CHAVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Não é fácil definir o preço de um produto no comércio virtual: as empresas precisam monitorar os concorrentes e fazer ajustes constantemente, já que, em poucos cliques, o consumidor pode optar pela loja que está cobrando menos naquele instante.
Empresas que desenvolvem soluções tecnológicas enxergaram nisso uma oportunidade. É o caso da Precifica, criada neste ano por Ricardo Ramos, 31, e Walter Sabini Júnior, 40.
BNDES lança linha de crédito para franquias
Veja o calendário de feiras, congressos e cursos de negócios
MercadoLivre vai investir R$ 20 milhões em empresas iniciantes
A companhia desenvolveu um software que permite que um site monitore, 24 horas por dia, os preços praticados por seus competidores e faça reajustes automáticos.
Ramos explica que outros fatores são levados em conta, como frete, condições de pagamento e disponibilidade em estoque. O programa também obedece aos níveis máximo e mínimo estabelecidos pelo proprietário.
Karime Xavier/Folhapress | ||
Walter Sabini Júnior (camisa branca) e Ricardo Ramos da Precifica, sócios da Precifica |
"Se o concorrente praticar um preço irreal, o sistema barra uma mudança fora do mínimo previsto ou da cotação que permite obter lucro com a venda."
Também é possível elevar o valor quando um item está em falta em outras lojas virtuais -a ferramenta rastreia mensagens de "produto indisponível" na rede.
Em outros países, o uso da precificação automática é comum, principalmente em grandes empresas como Best Buy, Amazon e Target.
Aos poucos, essa tecnologia se torna disponível também para e-commerces menores no Brasil. A Sieve, que oferece esse tipo de serviço para grandes varejistas, lançou neste ano uma versão mais básica, que analisa uma quantidade menor de produtos e empresas rivais -o custo da ferramenta varia de acordo com as funcionalidades escolhidas pelo cliente.
Segundo André Massa, 30, diretor da Sieve, o programa rastreia dados de 4.500 lojas e 1,1 milhão produtos.
Outros canais também podem ser monitorados, entre eles sites comparadores de preço, como o Buscapé, e ofertas enviadas por e-mail.
Para ele, a maior vantagem do serviço é permitir que as próprias empresas montem suas estratégias.
"Diversas informações podem ser acompanhadas ao mesmo tempo, com isso o cliente pode escolher a melhor tática competitiva e tomar decisões rápidas."
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE NEGÓCIOS
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade