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25/10/2015 - 02h00

EUA e China são principais destinos das vendas brasileiras no Alibaba

FERNANDA PERRIN
DE SÃO PAULO

Para contornar as distâncias que separam o mercado internacional, o Alibaba investiu na criação de uma plataforma B2B (de empresa para empresa), em que compradores podem encontrar e negociar com fornecedores pelo site.

De acordo com Alex Tsai, executivo da empresa responsável pela operação no Brasil, há 40 milhões de usuários do Alibaba no mundo, dos quais 2,1 milhões são brasileiros (a quarta maior base de cadastrados).

Segundo Tsai, os principais destinos das vendas brasileiras são Estados Unidos, China e o mercado doméstico. Os segmentos que fazem maior sucesso lá fora são alimentos, bebidas, agronegócio e beleza.

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"Durante a crise, com dólar forte e inflação, é momento ideal para pequenas e médias empresas brasileiras exportarem", afirma o executivo.

A Gole D'Ouro, empresa que produz cachaças com sede em Cascavel (CE), é uma das usuárias do Alibaba. Segundo Raul Busgaib, fundador da empresa, 25% de sua produção atualmente é exportada.

Os destinos mais frequentes são Bélgica, Alemanha, França e países da América do Sul.

Apesar da facilidade do site, toda a parte burocrática e de certificação das mercadorias ainda fica por conta da Gole D'Ouro, o que consome 3% do orçamento da empresa, diz Busgaib. "Tudo isso só com documento, sendo que era pra ser de graça", reclama.

Para ajudar empreendedores a entender melhor a burocracia de exportação, que varia de país para país, o Alibaba oferece alguns treinamentos e disponibiliza um fórum de discussão on-line, diz Tsai. "As regras variam muito no mundo e estão fora do nosso controle. Nós trabalhamos para prover informação e capacitar os donos de negócio no que eles precisam saber para começar."

Em agosto, o site lançou o recurso compra segura. A ferramenta, gratuita, garante que empresas sejam reembolsadas em 100% do valor caso não recebam as mercadorias, ou que elas não correspondam ao combinado, após terem feito o pagamento.

 

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