Publicidade
24/11/2015 - 16h26

Cresce participação de pequenas empresas na Black Friday, diz pesquisa

DE SÃO PAULO

A participação dos pequenos negócios na Black Friday, um dia de promoções sempre na sexta-feira da quarta semana de novembro, cresceu 243% entre 2013 e 2015 no Brasil, aponta uma pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).

Segundo o estudo, na edição desse ano, que acontece na próxima sexta-feira (27), 75% das empresas de comércio eletrônico participantes têm faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano.

O levantamento é baseado em questionários respondidos pelas empresas que se cadastraram para receber o selo Black Friday Legal 2015, concedido pela Camara-e.net, que incentiva as boas práticas do comércio eletrônico na data.

Leia também:
Black Friday é oportunidade de vender até produtos com pouco giro; veja dicas

A pesquisa também mostra que 43% dos pequenos negócios que se candidataram para receber o selo Black Friday Legal vão participar da promoção pela primeira vez em 2015. Os principais objetivos apontados para a adesão são vender mais, atrair novos consumidores e posicionar a marca no mercado.

O estudo aponta ainda que quase 7 em cada 10 empresas participantes estão na região Sudeste, e 33% dos negócios cadastrados atuam no segmento de moda e acessórios, além de 21% no setor de casa e decoração e 13% na área de eletrônicos e telefonia.

"A Black Friday é uma oportunidade de aumentar as vendas, ampliar a base de clientes, reforçar a presença da marca e contribuir para o giro do estoque", diz em nota a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

"Os consumidores podem verificar os requisitos que as lojas atenderam e os compromissos que firmaram para conquistar o selo Black Friday Legal e, assim, comprar em ambientes que cumprem a legislação em vigor e acolhem as melhores práticas do comércio eletrônico", afirma em comunicado Ludovino Lopes, presidente da Camara-e.net.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag