Publicidade
22/09/2012 - 17h03

Público pediu visual esporte, diz o criador do HB20

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO A COMANDATUBA (BA)*

Descendente de sul-coreanos e nascido na Austrália, Casey Hyun é o gerente de design da Hyundai desde 2004. Foi ele quem projetou o HB20, primeiro compacto nacional da marca que chega às lojas em outubro. O desenho do i30 também é dele, mas nenhum dos dois modelos está na sua garagem -ele dirige um luxuoso Sonata.

Divulgação

Folha - Enquanto rivais optam por carros globalizados, por que a Hyundai criou o HB20 exclusivamente para o Brasil?
Casey Hyun - O segmento dos compactos é estratégico para a empresa no país e a possibilidade de acertar com um produto personalizado acaba sendo maior. O carro levou cerca de três anos para ser desenvolvido, mesmo aproveitando componentes estruturais e mecânicos de outros hatches da marca. O HB20 se diferencia pela carroceria de apelo esportivo, um pedido do consumidor brasileiro [revelado em pesquisas].

Carros de linhas modernas como o HB20 não tendem a envelhecer mais rápido?
Não necessariamente. Veja o caso do sedã médio Elantra, lançado há quatro anos nos Estados Unidos também com um estilo marcante. Lá, o carro se mantém entre os mais vendidos de sua categoria. Talvez carros com traços pouco sofisticados sejam mais atemporais, porém, despertam menos desejo.

Em março, chega o HB20 sedã. O que você pode adiantar?
O carro terá personalidade própria, com uma traseira inédita, caracterizada pela tampa do porta-malas alta e relativamente curta para acompanhar a linha de cintura elevada, como a do hatch.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag