Publicidade
30/09/2012 - 07h00

Salão de Paris direciona lançamentos para mercados em alta

RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

Chuva e sol alternavam-se sobre o Porte de Versailles. A incerteza do tempo combinava com os primeiros dias do Salão de Paris, que abriu suas portas em meio a medidas de austeridade, protestos, quedas nas vendas e demissões nas fábricas de automóveis por toda a Europa.

"O mercado retraiu na Europa e há um excesso de produção que precisará ser revisto. A empresa se mantém lucrativa, mas o crescimento tem sido pequeno", disse à Folha Carlos Tavares, CEO da Renault.

A crise definiu os contornos de novas estratégias dos fabricantes. Superesportivos, conceitos futuristas e modelos "verdes" são minoria nos estandes. Fabricantes concentram suas forças em veículos que podem vender nos mercados em expansão.

Os Brics, claro, são a bola da vez. Executivos franceses e alemães esforçavam-se para abrir apresentações em mandarim na intenção de agradar aos jornalistas chineses, que estavam em todos os lugares.

Divulgação
Novo Golf deverá chegar ao mercado brasileiro em 2013
Novo Golf deverá chegar ao mercado brasileiro em 2013

"Os mercados mais aquecidos, como China e Brasil, são essenciais para mantermos nossos investimentos e nosso cronograma de lançamentos", disse Dieter Zetsche, presidente mundial da Mercedes, que planeja voltar a fabricar carros no Brasil.

Carros como a segunda geração do Renault Sandero (apresentado com a marca Dacia), o novo Volkswagen Golf e o Mini Paceman chegarão ao Brasil já em 2013, pouco tempo depois de estrearem no mercado europeu.

Divulgação
Segunda geração do Logan será produzida no Paraná
Segunda geração do Logan será produzida no Paraná

INCENTIVOS
O governo francês está disposto a ajudar os fabricantes locais. A iniciativa mais recente é uma campanha que incentiva os cidadãos a comprarem produtos das marcas Peugeot, Citroën e Renault. A ação incluirá crédito facilitado para os interessados.

Nos estandes dos fabricantes franceses em Paris, o clima não era dos melhores. "Fomos mais afetados que outras marcas porque, além da França, nossos principais mercados estão em situação difícil. Somos líderes na Espanha e temos 6% de participação na Itália, países onde as vendas caíram", diz Ivan Segal, diretor-geral da Citroën América Latina.

Divulgação
A Citroën confirmou o lançamento do DS4 no Brasil
A Citroën confirmou o lançamento do DS4 no Brasil

Para driblar a crise, a Citroën confirmou que venderá no Brasil os modelos DS4 e DS5. Ambos estarão no Salão de São Paulo, em outubro.

A principal novidade da Peugeot em Paris é o jipinho 2008. O carro será produzido em Porto Real (RJ) a partir de 2013, junto com o hatch 208.

Divulgação
Peugeot 2008 chegará ao no Brasil em 2014
Peugeot 2008 chegará ao no Brasil em 2014
 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag