Salão de Paris direciona lançamentos para mercados em alta
RICARDO RIBEIRO
ENVIADO ESPECIAL A PARIS
Chuva e sol alternavam-se sobre o Porte de Versailles. A incerteza do tempo combinava com os primeiros dias do Salão de Paris, que abriu suas portas em meio a medidas de austeridade, protestos, quedas nas vendas e demissões nas fábricas de automóveis por toda a Europa.
"O mercado retraiu na Europa e há um excesso de produção que precisará ser revisto. A empresa se mantém lucrativa, mas o crescimento tem sido pequeno", disse à Folha Carlos Tavares, CEO da Renault.
A crise definiu os contornos de novas estratégias dos fabricantes. Superesportivos, conceitos futuristas e modelos "verdes" são minoria nos estandes. Fabricantes concentram suas forças em veículos que podem vender nos mercados em expansão.
Os Brics, claro, são a bola da vez. Executivos franceses e alemães esforçavam-se para abrir apresentações em mandarim na intenção de agradar aos jornalistas chineses, que estavam em todos os lugares.
Divulgação | ||
Novo Golf deverá chegar ao mercado brasileiro em 2013 |
"Os mercados mais aquecidos, como China e Brasil, são essenciais para mantermos nossos investimentos e nosso cronograma de lançamentos", disse Dieter Zetsche, presidente mundial da Mercedes, que planeja voltar a fabricar carros no Brasil.
Carros como a segunda geração do Renault Sandero (apresentado com a marca Dacia), o novo Volkswagen Golf e o Mini Paceman chegarão ao Brasil já em 2013, pouco tempo depois de estrearem no mercado europeu.
Divulgação |
Segunda geração do Logan será produzida no Paraná |
INCENTIVOS
O governo francês está disposto a ajudar os fabricantes locais. A iniciativa mais recente é uma campanha que incentiva os cidadãos a comprarem produtos das marcas Peugeot, Citroën e Renault. A ação incluirá crédito facilitado para os interessados.
Nos estandes dos fabricantes franceses em Paris, o clima não era dos melhores. "Fomos mais afetados que outras marcas porque, além da França, nossos principais mercados estão em situação difícil. Somos líderes na Espanha e temos 6% de participação na Itália, países onde as vendas caíram", diz Ivan Segal, diretor-geral da Citroën América Latina.
Divulgação |
A Citroën confirmou o lançamento do DS4 no Brasil |
Para driblar a crise, a Citroën confirmou que venderá no Brasil os modelos DS4 e DS5. Ambos estarão no Salão de São Paulo, em outubro.
A principal novidade da Peugeot em Paris é o jipinho 2008. O carro será produzido em Porto Real (RJ) a partir de 2013, junto com o hatch 208.
Divulgação | ||
Peugeot 2008 chegará ao no Brasil em 2014 |
+ NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade