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14/03/2013 - 07h02

Dirigimos o VW Up!, compacto que virá para destronar o Gol

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA

Em 1980, quando o Fusca ainda vendia bem, a Volkswagen surpreendeu o mercado e lançou o Gol, seu primeiro carro desenvolvido no Brasil. Ruptura semelhante deverá acontecer nos próximos meses, assim que a marca apresentar o Up! no país.

A Folha foi à Europa e dirigiu a versão de entrada do hatch, que tem motor 1.0 com três cilindros (75 cv).

Ela tem o mesmo desenho da que será fabricada em São Paulo para assumir o posto de modelo mais barato da linha VW. O preço deverá começar em R$ 25 mil.

Felipe Nóbrega/Folhapress
Compacto global da Volkswagen é marcado por linhas retas; haverá opção com quatro portas
Compacto global da Volkswagen é marcado por linhas retas e poucos frisos; haverá opção de carroceria de quatro portas

O Up! nacional manterá as linhas retas do alemão, bem recebidas na Europa.

A tampa do porta-malas toda em vidro, porém, deverá dar lugar a uma com base de aço, em razão do custo.

A cabine do Up! nacional será ligeiramente maior para acomodar melhor os passageiros do banco traseiro e oferecer um pouco mais do que os 251 litros disponíveis no porta-malas do europeu.

"As mudanças servirão para posicionar o carro no mesmo patamar de dimensões dos concorrentes", explicou Gerson Barone, gerente-executivo de design da VW.

Divulgação
Desenho da traseira da versão brasileira será diferente da europeia (foto), que traz tampa toda de vidro
Desenho da traseira da versão brasileira será diferente da europeia (foto), que traz tampa toda de vidro e porta-malas pequeno

O grande rival do Up! será o Fiat Uno. Eles têm muitas coisas em comum, como o interior espartano. O VW traz bancos dianteiros inteiriços, painel com poucos botões e apoio de braço nas portas com acabamento em plástico rígido, mesmo padrão do compacto de origem italiana.

O motor 1.0 da versão avaliada é mais moderno que o EA-111 utilizado atualmente pela Volkswagen no Brasil. O novo propulsor promete menores níveis de consumo e já virá adaptado para funcionar com gasolina e etanol. E poderá ser acoplado a um turbocompressor, para oferecer potência superior a 100 cv.

O câmbio de cinco marchas do Up! tem engates precisos, o que ajuda na condução urbana. Porém, como todo 1.0, é preciso reduzir marchas e acelerar forte para subir ladeiras e fazer ultrapassagens.

Divulgação
Na Europa, painel pode vir pintado na cor do carro e equipado com GPS
Na Europa, painel pode vir pintado na cor do carro e com frisos cromados; navegador e volante esportivo também são opcionais

A Volkswagen não confirma se o carro será lançado no Brasil nessa configuração mecânica ou se usará o mesmo conjunto do Gol G6 (76 cv).

O Up! decretará o fim do Gol G4 (R$ 25,1 mil), atual modelo de entrada da VW. A marca tem a ambição de transformar o novo compacto no carro mais vendido do Brasil.

 

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