Publicidade
15/03/2013 - 06h42

Volvo adotará sistema que evita atropelamento de ciclista

DE SÃO PAULO

A Volvo adotorá em seus carros um sistema que poderá proteger os ciclistas. Com uma câmera posicionada no para-brisa e um radar instalado na grade dianteira, o equipamento detecta a presença de ciclistas em condição de risco e freia o veículo automaticamente, evitando um possível atropelamento.

Divulgação
Sistema usa câmera e radar para detectar pedestres e ciclistas
Sistema usa câmera e radar para detectar pedestres e ciclistas

A tecnologia foi apresentada durante o Salão do Automóvel de Genebra. Trata-se de uma evolução do atual sistema de detecção de pedestres, já presente no sedã S60 e na perua V60.

Com um novo software, o sistema tornou-se capaz de detectar a silhueta do ciclista na bicicleta e as condições que podem colocá-lo em uma situação de risco.

O radar serve para detectar o que está à frente do carro e determinar a distância dele. Já a câmera reconhece a pessoa ou o objeto.

Com isso, pedestres e ciclistas podem ser detectados, conforme seu formato e tipo de movimento. Detectando a situação de risco, o sistema aplica a frenagem de emergência, para reduzir a velocidade ao máximo ou parar o veículo.

A tecnologia só detecta bicicletas que estiverem no mesmo sentido do tráfego e será incorporada em maio aos modelos vendidos na Europa.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag