Master chega à 2ª geração com motor mais eficiente
GUILHERME SILVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A van comercial Master chega, enfim, à segunda geração. Lançado em 2002, o utilitário produzido pela Renault em São José dos Pinhais (PR) ganhou espaço e um motor mais eficiente.
O novo 2.3 16v turbodiesel rende 130 cv -15 cv a mais que o utilizado na linha anterior do modelo.
A Master continua com carroceria monobloco e tração dianteira, mas o comprimento aumentou entre 15 cm e 30 cm, de acordo com a versão.
O corredor de acesso aos bancos está mais largo, e capacidade do porta-malas passou de 1.000 l para 1.700 l.
Divulgação | ||
A marca mexeu também nas posições dos pontos de iluminação da cabine e das saídas do ar-condicionado.
Para atrair os frotistas, o furgão tem agora revisões mais espaçadas: os intervalos passaram de 15 mil km para 20 mil km.
A van de origem francesa recebeu mais recursos eletrônicos, como computador de bordo e indicadores de troca de óleo e de marchas.
A nova Master também já atende a legislação de 2014, trazendo duplo airbag e freios ABS em todas as versões.
Durante o test-drive, o motor demonstrou força, e o câmbio, agilidade. A ergonomia foi melhorada, graças ao volante mais vertical.
Revista, a suspensão traseira com feixe de molas deixou o veículo mais confortável, em especial para o transporte de passageiros.
A Master tem preço inicial de R$ 85,7 mil (chassi cabine). A Extra Furgão sai por R$ 99.870, e a Minibus Vip (16 lugares) custa R$ 145,9 mil.
A modernização da linha de montagem da Master no Paraná faz parte do processo de ampliação das instalações do grupo Renault-Nissan.
A capacidade de produção de carros de passeio também será elevada neste ano, passando de 220 mil para 320 mil unidades.
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