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04/04/2013 - 07h18

Lexus IS é um japonês com sotaque alemão

FERNANDO VALEIKA DE BARROS
ENVIADO ESPECIAL A AUSTIN (EUA)

Desde 1989, a Lexus, divisão de luxo da Toyota criada nos Estados Unidos, mede forças com rivais da estirpe de BMW e Mercedes.

No Brasil, onde a marca de origem japonesa inaugurou sua primeira concessionária em 2012, o objetivo é o mesmo: fisgar clientes com bom poder aquisitivo que, até então, eram fiéis aos carros premium alemães.

Nessa estratégia, cabe ao recém-remodelado IS -o menor e mais acessível sedã da Lexus- a missão de encarar adversários bem-sucedidos por aqui, como o Mercedes Classe C, o novo BMW Série 3 e o Audi A4. Meta que a versão anterior, de estilo comportado e preço elevado (R$ 218 mil), não estava conseguindo atingir.

Divulgação

O novo modelo foi apresentado em Austin, no Texas, e desembarcará no Brasil no começo do segundo semestre. Na comparação com o modelo anterior, o IS 2014 passou por uma evolução considerável.

A começar pelo estilo, que ganhou traços mais esportivos com a nova grade frontal e os faróis demarcados por lâmpadas de LED.

O IS cresceu 8,5 cm -- agora são 4,65 m de comprimento. A suspensão foi redesenhada e está mais rígida, e o sistema de assistência elétrica da direção também mudou. O automóvel ficou mais à vontade para encarar curvas fechadas. Ou seja: seguiu a receita dos concorrentes alemães.

"A missão foi fazer um sedã mais divertido de guiar", disse à Folha o japonês Junichi Furuyama, engenheiro-chefe do projeto.

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Tecnologias como os sensores para pontos cegos instalados nos retrovisores e o alarme que "repreende" o condutor sempre que ele se esquece de acionar a seta na hora de mudar de faixa mostram que o carro tem mimos à altura dos rivais.

O painel digital pode ser configurado ao gosto do motorista, que escolhe quais informações deseja destacar.

No mercado brasileiro, o IS 250 manterá o motor V6 de 204 cv e o câmbio automático de seis marchas. O preço deverá cair para algo próximo de R$ 180 mil.

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A redução de valores será um dos argumentos da Lexus para tentar ganhar espaço no mercado brasileiro. Não será fácil, pois modelos como o BMW 328i (R$ 174.950) e o Mercedes C200 (R$ 158,9 mil) oferecem a mesma dose de prestígio com o diferencial dos motores turbo, que são a tendência do momento.

De acordo com a Lexus, as opções mais potentes da linha IS não virão para o Brasil. Os norte-americanos têm à disposição, por exemplo, uma versão com 306 cv.

Apesar de moderno e bem equipado, o sedã da Lexus corre o risco de continuar à sombra de adversários mais tradicionais nesse segmento. Contudo, por suas qualidades dinâmicas e de construção, merece ser conhecido.

 

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