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02/06/2013 - 07h05

Em fase final de testes, futuro C4 Lounge é avaliado em estradas argentinas

JOSIAS SILVEIRA
DE ALTA GRACIA (ARGENTINA)

O convite era misterioso: participar da Missão Ombú B73, na Argentina. Apesar de parecer um trabalho para agente secreto, a tarefa era simples -participar dos testes finais do novo Citroën C4 Lounge, sucessor do Pallas.

Nessa fase, os carros pré-série (montados a mão antes de a produção em larga escala ter início) passam por avaliações de rodagem feitas por motoristas diferentes, que não recebem informações técnicas sobre o carro.

O veículo foi se revelando na estrada, percorrendo trechos montanhosos próximos a Alta Gracia, na província argentina de Córdoba.

Divulgação

O novo C4 é mais convencional que seu antecessor. O visual ficou mais sóbrio, quase sério, e a carroceria encolheu. Porém, as coisas parecem melhores que antes.

TEST DRIVE

O novo Citroën C4 Lounge foi apresentado na China em 2012, onde chama-se C4L. A versão que será vendida no Brasil a partir do segundo semestre será produzida na fábrica argentina de El Palomar, cidade próxima a Buenos Aires.

Nos trechos de serra, os primeiros destaques ficam para a estabilidade e a dirigibilidade do novo modelo, superiores às do Pallas.

O silêncio a bordo e a sensação ao dirigir são claramente diferentes -e melhores. Mesmo com 15 cm a menos de comprimento em comparação ao antecessor, o espaço para passageiros no banco traseiro continua o mesmo. Quem perdeu foi o porta-malas, que ficou menor, mas ainda adequado a um sedã médio.

Os carros pré-série testados foram preparados para o mercado argentino. A primeira versão avaliada tinha o mesmo motor 2.0 do Pallas, porém movido apenas a gasolina. No Brasil, essa opção é flex e tem 153 cv.

A grande novidade da linha será a estreia do 1.6 THP (165 cv), o motor turbo que equipa os Citroën da linha DS vendidos no Brasil.

SEIS MARCHAS

Outro componente que chega à família C4 é o câmbio automático de seis marchas, substituto da transmissão de quatro velocidades atual, que não deixará saudades. A nova caixa equipará também versões 2.0 flex dos Peugeot 308 e 408.

As versões mais caras do novo C4 saíram-se bem nas curvas rápidas devido às rodas de 18 polegadas (em versões mais simples, são aro 17). Resta saber como será o comportamento desse conjunto nas estradas brasileiras.

Não faltam recursos eletrônicos, sempre mais numerosos nas versões topo de linha. Há ar-condicionado com regulagens independentes para motorista e carona, teto solar elétrico e navegação por GPS com tela multifuncional. São itens mais interessantes do que, por exemplo, o volante de cubo central fixo do modelo Pallas.

Contudo, nem todos os equipamentos do C4 Lounge estão definidos, bem como o preço. O carro passa pelos ajustes finais, e a Missão Ombú B73 faz parte dessa fase.

A Citroën queria escutar as opiniões de engenheiros e jornalistas sobre o carro que irá disputar um segmento dominado pelos sedãs de marcas japonesas. Há tempos, Honda Civic e Toyota Corolla alternam-se no topo do ranking de vendas.

Hoje, o C4 Pallas é vendido a preços promocionais para zerar o estoque. Após seis anos de mercado, esse sedã perdeu o encanto. O novo modelo irá recolocar a marca na briga, em uma faixa de preço cujos valores iniciais beiram os R$ 70 mil.

Já o C4 hatch atual, que foi lançado no Brasil em 2009, deverá continuar sem grandes mudanças ainda por um bom tempo, segundo a Citroën.

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress
 

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