Publicidade
02/06/2013 - 07h06

Palio Weekend chega aos 16 anos como a última perua nacional

DE SÃO PAULO

As peruas também parecem estar ameaçadas de extinção. De 2007 para cá, seis dos oito modelos mais acessíveis deixaram de ser comercializados no país.

Na maioria dos casos, os fabricantes os descontinuaram para poder fazer jipinhos urbanos, que, além de mais lucrativos, viraram o sonho de consumo das famílias.

Divulgação

Agora, com a "aposentadoria" da Peugeot 207 SW, a Palio Weekend passa a ser a única sobrevivente entre as peruas nacionais, já que a rival VW SpaceFox é argentina.

Apesar de líder do segmento, o modelo da Fiat é apenas a 37ª colocada no ranking do ano, com 5.396 unidades vendidas até o fim da primeira quinzena de maio. O Ford EcoSport, primeiro entre os utilitários esportivos compactos, emplacou quase cinco vezes mais (24,6 mil unidades).

A disparidade tem explicação: por serem mais altos, os jipinhos parecem bem maiores, oferecem posição elevada de guiar (que transmite sensação de segurança) e suas suspensões sofrem menos com o asfalto ruim.

A favor das peruas está o fato de unirem um amplo porta-malas à agilidade de um carro de passeio. O menor peso também contribui para números mais generosos de consumo de combustível.

Versão intermediária da Palio Weekend, a Trekking (R$ 44.450), comprovou isso no teste Folha-Mauá.

Em relação ao SUV Renault Duster (a partir de R$ 50 mil), também equipado com motor 1.6 flex, a perua da Fiat foi quase 2s mais rápida no 0 a 100 km/h e até 15% mais econômica na cidade (veja os números no quadro abaixo).

Editoria de Arte/Folhapress

Porém, o projeto antiquado da Palio Weekend (lançada em 1997), prejudica a dirigibilidade. O volante, apenas com regulagem de altura, parece sempre estar em posição mais alta do que o desejado. E o espaço que sobra no bagageiro (de 460 litros) falta no banco traseiro.

Faltam também equipamentos de conforto, como ar-condicionado e retrovisores elétricos, vendidos como opcionais por R$ 4.500 em um pacote que inclui ainda rádio com bluetooth e rodas de liga leve aro 14.

De série, a versão Trekking traz suspensão reforçada, alerta de limite de velocidade, freios ABS e airbag duplo. Lista semelhante ao da rival SpaceFox (R$ 42.159).

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag