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09/06/2013 - 07h03

V40 tenta justificar preço com itens de segurança

RODRIGO LARA
ENVIADO ESPECIAL A VITÓRIA (ES)

Os fabricantes de automóveis estão tendo que rever conceitos construídos ao longo do século 20. Um deles diz respeito ao tamanho dos carros de luxo.

Antes, um modelo requintado deveria ser necessariamente grande. Hoje, diante das necessidades ambientais, os carros tendem a ser menores e mais racionais.

O novo Volvo V40 é um exemplo disso.

Sempre associada à segurança e com clientes maduros (acima de 40 anos), a marca sueca quer atrair olhares de consumidores mais jovens, que desejam carros com desenho atraente e podem gastar R$ 115.950 em um hatch médio premium.

Divulgação

Por esse preço, o novo Volvo V40 oferece motor 2.0 turbo (180 cv), câmbio automático de seis velocidades e um pacote de itens de série que inclui sete airbags e sistemas capazes de minimizar as chances de acidentes ou, na pior das hipóteses, reduzir os danos decorrentes de um.

DETECTOR DE PEDESTRE

Um dos destaques é o airbag externo instalado entre o capô e o para-brisas. Sua função é minimizar os danos em caso de atropelamento.

Há também o detector de pedestres, capaz de frear automaticamente o automóvel desde que ele esteja em velocidades de até 35 km/h, o que reduz o risco de atropelamento em vias urbanas.

Outro recurso interessante é o aviso de mudança de pista, que alerta caso a faixa de rolamento seja ultrapassada sem que o motorista tenha dado seta.

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Esse sistema entra em funcionamento quando o carro atinge velocidade superior a 65 km/h. Por meio de sensores, o V40 "lê" as faixas pintadas no asfalto e emite sinais para avisar o motorista.

No quesito estilo, o hatch sueco traz desenho mais sóbrio que o do antecessor C30, e mais prático também.

Vincos e curvas acompanham toda a lateral do carro, que oferece bom espaço para passageiros e a praticidade das quatro portas (eram só duas no C30).

A frente tem um "nariz" avantajado e faróis de xenônio. Na traseira, as lanternas adotam forma de bumerangue e sobem pelas colunas.

O motor de cinco cilindros cai bem no hatch, que tem pegada levemente esportiva. Mérito da plataforma de origem Ford, a mesma que equipa a nova geração do Focus.

Por dentro, os passageiros são recebidos pela tradicional ergonomia dos carros da marca. Os comandos estão sempre próximos, o que facilita a vida do condutor.
Chama a atenção o painel digital de instrumentos, com três modos e desenho diferente para cada um deles.

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Segundo a montadora sueca, o V40 2.0 turbo pode acelerar até 100 km/h em 8,7s.

Entre os concorrentes, estão o novo Mercedes Classe A (R$ 99,9 mil), o BMW 118i (R$ 106.950) e a terceira geração do Audi A3, cuja versão Sportback 1.4 turbo chega na segunda quinzena deste mês. O preço ficará abaixo de R$ 100 mil.

No fim, o V40 mostra-se um carro bem acertado. Resta convencer o consumidor a pagar mais por ele.

 

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