Versões AMG do Classe A e do CLA têm cara de más e motor 2.0 de 360 cv
Rodrigo Lara
Enviado especial a Hanover
Não é novidade que a Mercedes quer se livrar do rótulo de marca voltada ao público mais maduro. A principal ofensiva nesse sentido foi o lançamento dos compactos Classe A e CLA, de espírito jovial e preço mais acessível.
Mesmo com esse novo direcionamento, a montadora pretende manter algumas tradições -uma boa notícia, ao menos para quem gosta de emoções ao volante.
E, como nos demais veículos da empresa, tanto o hatch quanto o sedã ganharam suas versões preparadas pela divisão esportiva AMG, que a Folha acelerou na Alemanha.
Divulgação | ||
Pacote AMG do CLA inclui rodas aro 18 e para-choques exclusivos; na Europa, versão esporte custa quase o dobro da de entrada |
Com a ajuda da preparadora, a Mercedes planeja elevar as vendas globais da "grife", de cerca de 20 mil unidades por ano para quase 30 mil.
Tanto o A 45 AMG quanto CLA 45 AMG passaram por uma profunda customização mecânica e estética.
A começar pela adoção de para-choques agressivos, rodas aro 18 e quatro saídas de escape na parte externa.
COCKPIT
Por dentro, destacam-se os bancos concha e a costura vermelha que decora também o volante de base achatada. De negativo, só a tela do sistema multimídia (que também integra o GPS), que não se integra ao painel e parece um acessório comprado à parte.
Apesar do conforto e do luxo do interior, a sigla AMG remete, acima de tudo, ao desempenho. Ambos os carros trazem sob o capô um motor 2.0 turbinado de quatro cilindros. São 360 cv, o que o torna o mais potente do mundo nessa configuração.
O maestro dessa cavalaria toda é o câmbio Speedshift DCT-7, um automatizado de dupla embreagem e sete marchas. É capaz de fazer trocas bastante rápidas e de aceitar reduções agressivas no modo manual.
Divulgação |
Os números ficam ainda mais interessantes se considerarmos os 1.555 kg do hatch e os 1.585 kg do sedã.
Se no papel o A 45 AMG e o CLA 45 AMG são bem parecidos, na hora de andar ficou claro que eles têm personalidades distintas.
Em sua versão brava, o Classe A se mostrou mais agressivo. A suspensão é bastante firme e faz o carro copiar fielmente o piso. Mas o destaque é o sistema de direção, propositalmente direta.
Já no CLA, o som do escape é mais contido. Mesmo assim, o motor também sobe de giro rápido e faz com que o carro ganhe velocidade sem esforço -o uso da tração integral contribui nesse aspecto. Mas o sedã é mais atento à questão do conforto ao rodar.
Qual é mais rápido? O A 45 AMG, que chegará no fim do ano ao Brasil. O CLA ainda não é vendido no país em nenhuma versão.
O jornalista viajou a convite da Mercedes
+ NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade