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14/07/2013 - 02h00

Versão mais completa do Hyundai HB20 enfrenta Citroën C3 Tendance

DE SÃO PAULO

Felix Lima/Folhapress

A versão mais equipada do compacto Citroën C3 (1.6 Exclusive) tem atraído os olhares de clientes que antes buscavam carros médios. Porém, no andar de baixo, o hatch de origem francesa enfrenta o assédio de modelos como o Hyundai HB20 1.6.

Os carros chegaram quase que ao mesmo tempo às lojas. O compacto de origem sul-coreana tem uma proposta mais popular, com versões 1.0 disponíveis e preços que começam em R$ 33.295. Já o C3 quer se distanciar dos carros de entrada: o menor motor da linha é o 1.5 flex (93 cv).

Todo C3 vem equipado com acionamento elétrico dos vidros dianteiros, das travas e dos retrovisores, itens que são opcionais nos HB20 mais simples.

Felix Lima/Folhapress
C3 vem equipado com acionamento elétrico dos vidros dianteiros, das travas e dos retrovisores
C3 vem equipado com acionamento elétrico dos vidros dianteiros, das travas e dos retrovisores

Na versão intermediária Tendance (R$ 45,6 mil), o compacto Citroën ganha sistema de som com bluetooth, para-brisa panorâmico Zenith e rodas de liga leve.

É aí que a briga começa a ficar interessante. Por esse preço, dá para comprar o HB20 1.6 Premium com câmbio manual. Ele trará os mesmos itens do C3 (exceto o "telhado de vidro") e terá motor bem mais potente (128 cv).

Com os carros alinhados na garagem, é possível perceber que o Citroën tem mais porte e parece pertencer a um segmento superior.

Por dentro, os carros se equivalem. As forrações são bem cuidadas, com tecido cinza no HB20 e preto com baixos relevos no C3.

Felix Lima/Folhapress
A disposição do HB20 beira a esportividade, sem abusar do consumo ou do barulho
A disposição do HB20 beira a esportividade, sem abusar do consumo ou do barulho

O painel do modelo Hyundai é de fácil leitura, mas o acionamento do computador de bordo, feito por meio de um botão no painel, não é tão prático quanto o do Citroën, cujo comando fica na extremidade da haste que liga os limpadores de para-brisa.

Em movimento, o HB20 leva a melhor. A disposição do carro beira a esportividade, sem abusar do consumo ou do barulho --é silencioso como um modelo de luxo.

O C3 1.5 é menos esperto, mas também roda sem perturbar os ouvidos. O teto panorâmico proporciona uma experiência agradável, principalmente se o sol estiver ameno.

Ambos são honestos em suas propostas, e cabe ao freguês definir o que mais lhe agrada: o desempenho do HB20 ou o charme europeu do C3.

Os fabricantes cederam os carros para teste

 

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