Publicidade
08/09/2013 - 02h01

Carro autônomo reduzirá drasticamente número de mortes no trânsito, diz Nissan

FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A NEWPORT BEACH (EUA)

A epidemia de colisões no trânsito não é um problema que preocupa apenas o Brasil. No mundo, os acidentes envolvendo veículos são a principal causa de morte dos jovens de 10 a 24 anos e chegam a 3.500 ocorrência diárias.

Os EUA, que têm a maior frota do planeta, registram seis milhões de acidentes por ano. Isso custa mais de US$ 160 bilhões (R$ 370 bilhões) ao país a cada doze meses.

Nesse cenário, o carro autônomo é visto por especialistas ouvidos pela Folha como a solução mais viável para reduzir drasticamente o número de mortes no trânsito -estudos mostram que mais de 90% das colisões ocorrem por falha humana.

Divulgação
Mitsuhiko Yamashita, da Nissan, a bordo de veículo que dispensa motorista
Mitsuhiko Yamashita, da Nissan, a bordo de veículo que dispensa motorista

A adição de itens de segurança nos automóveis, como os airbags e os freios ABS, ajudaram a melhorar as estatísticas. Segundo levantamento feito pela Nissan, o número de mortos em cada 20 mil carros da marca caiu de seis pessoas, em média, para cerca de três nas últimas duas décadas -redução de 50%.

"Esperamos que essa proporção chegue perto de zero com o carro autônomo, que será comercializado a partir de 2020", diz Andy Palmer, vice-presidente da Nissan.

Um relatório preliminar do NHTSA (agência nacional de segurança de tráfego dos EUA) reconhece os avanços da tecnologia, alegando que ela ainda ajudará a reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Folha testa carro o carro do futuro, que dispensa motorista
Apelo racional de 'autodirigíveis' mudará mote de venda de carro

Mas o órgão recomenda que os estados norte-americanos restrinjam inicialmente a circulação dos veículos "self-driving" (autodirigíveis), liberando-os apenas para testes dos desenvolvedores.

"A tecnologia não atingiu grau de sofisticação nem demonstrou ser confiável o suficiente para que pudesse ser liberada para motoristas comuns", aponta o documento.

Mudanças no código de trânsito dos Estados Unidos, no método de formação de condutores e na política de seguros também estão previstas. Medidas semelhantes deverão ser adotadas pelos demais países que acolherem os autônomos.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag