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27/10/2013 - 02h10

Número de recalls bate recorde em 2013

BRUNO ROSAS E FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Com 11 recalls de automóveis só em outubro, o ano já acumula 57 chamados para reparo. O montante é recorde e supera em cerca de 12% a marca registrada em 2010, o período mais crítico até então.

O aumento do número de convocações registradas pelo Ministério da Justiça ocorre em um momento em que o mercado se prepara para a chegada de novas fábricas, com produtos cada vez mais avançados.

"O fato de os carros atuais serem bastante complexos eleva a probabilidade de defeitos", diz Marcus Vinicius de Aguiar, diretor de segurança veicular da AEA (associação de engenharia automotiva).

O especialista vê como positivo o fato de a indústria conseguir detectar os problemas e solucioná-los rapidamente.

Contudo, para o Procon-SP, isso mostra que as montadoras precisam investir mais em gestão de qualidade.

Bruno Poletti/Folhapress
O engenheiro Mauro de Azevedo Barretto, 57, espera a peça do câmbio que motivou o recall do seu Fiat Bravo
O engenheiro Mauro de Azevedo Barretto, 57, espera a peça do câmbio que motivou o recall do seu Fiat Bravo

OS MAIORES

A motivação dos chamados neste ano tem sido variada. O grupo Hyundai e Kia, por exemplo, convocou 114 mil proprietários no Brasil para verificação do interruptor da luz de freio de nove modelos importados, produzidos a partir de 2006.

Segundo a empresa, os veículos correm risco de sofrer curto, comprometendo até a desativação do controle de cruzeiro, sistema que mantém a aceleração constante.

O maior recall do ano, porém, foi o do compacto nacional Fit. A Honda descobriu que 184 mil unidades produzidas de 2004 a 2008 apresentavam infiltração no interruptor do vidro elétrico. Nos casos mais graves, o problema pode causar incêndios.

Por lei, todo carro que oferecer qualquer risco à segurança dos ocupantes precisa ser consertado pelo fabricante, que deve ainda comunicar a ação em grandes meios de comunicação. Mas nem sempre isso é o suficiente.

Dono de um Fiat Bravo, Mauro de Azevedo Barretto, 57, conta que só ficou sabendo da convocação pela firma onde trabalha. O motivo do recall foi um defeito no câmbio automático. A concessionária onde ele foi não possuía a peça em estoque.

"A mesma situação ocorreu com um colega, que ficou sem poder usar o veículo por dez dias", relatou.

Já Érica Mendes, 29, conta que foi informada do recall de seu Honda Fit quando foi deixá-lo para a revisão - as montadoras transmitem as convocações às suas oficinas, que são as responsáveis pelos reparos gratuitos.

CONSULTA

No site portal.mj.gov.br/recall do Ministério da Justiça, é possível verificar se um modelo foi relacionado em um recall na última década, informando, por exemplo, o ano de fabricação do carro.

Segundo o Procon, boa parte dos proprietários não atende aos chamados. No caso dos veículos mais antigos, esse percentual é inferior a 25%.

"O proprietário do veículo pode entrar com uma ação de ressarcimento caso tenha pago pelo conserto da peça defeituosa antes da divulgação do seu recall", atenta Andrea Benedetto Arantes, assessora técnica do órgão de defesa do consumidor.

Já o projeto de lei que prevê o bloqueio do licenciamento de carros com recall pendente está sob análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Se aprovado, seguirá para o Senado.

Editoria de arte/Folhapress

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE RECALL

É obrigatório levar o carro para fazer o reparo?
Não, mas é importante fazê-lo, pois o defeito proporciona riscos à segurança dos ocupantes.

Se eu sofrer um acidente, poderei ser responsabilizado por ter ignorado o recall?
Não. A responsabilidade será sempre da montadora que vendeu o veículo.

Como fico sabendo se o meu carro já foi chamado?
Por lei, as fabricantes são obrigadas a divulgar os recalls em grandes veículos de comunicação.

Sempre receberei uma carta da montadora informando-me do defeito?
Não. A carta é apenas um complemento para avisar o proprietário do chamado.

Consertei o problema antes do recall. Tenho como ser ressarcido?
A legislação não prevê, mas o consumidor pode entrar com uma ação na Justiça.

Neste caso, preciso realizar o serviço novamente?
É importante levar o carro para ser vistoriado. Após análise, o carro será excluído da lista de pendentes pelo técnico da concessionária.

Todo recall é gratuito? Tem prazo de validade ou garantia?
Todo recall é gratuito e não tem prazo de validade.

O que é um 'recall branco'?
É a constatação de um defeito que não afeta a segurança e cujo reparo é promovido pela montadora sem anúncio prévio.

 

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