Publicidade
29/11/2015 - 17h49

Futuros motoristas ainda temem a prova prática; veja como obter a habilitação

LEONARDO FARIA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Aos 28 anos, a administradora de empresas Marcela Alves de Almeida resolveu tirar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). "Eu nunca tive vontade de dirigir, mas me casei neste ano, e pretendo ter um filho.

Acredito que terei mais independência", conta.

Ela é parte das estatísticas segundo as quais a idade média dos candidatos a motorista tem aumentado em São Paulo. Hoje está em 26,5 anos, de acordo com o Detran-SP. Em 2002, era de 21 anos.

VIDEOGAME

Os candidatos estão prestes a encarar um processo mais exigente em São Paulo: a partir de 14 de dezembro, serão obrigatórias as aulas em simulador de direção, que parece um videogame.

A tecnologia deve ajudar os alunos a entender a dinâmica do trânsito, mas o grande temor continua sendo a prova prática de direção.

Fatores como nervosismo, ansiedade e esquecimento de como executar determinadas manobras, além da dificuldade para estacionar, fazem com que o índice de reprovação desta etapa chegue a 60%, de acordo com dados do Detran.

RESPIRAÇÃO

Segundo a psicóloga Marinalva do Amaral, exercícios de respiração e relaxamento feitos pouco antes de iniciar o exame podem ajudar.

"A prova prática de direção é algo muito específico e que demanda uma preparação intensa, o que gera tensão. Contudo, ir bem ou mal nesse exame não define como será o comportamento desse indivíduo no trânsito.

As atitudes do motorista habilitado são formadas por outros fatores, como educação e valores morais", diz a psicóloga.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
A administradora de empresas Marcela Almeida, 28, está se preparando para obter a carteira de habilitação
A administradora de empresas Marcela Almeida, 28, está se preparando para obter a carteira de habilitação

ONDE TUDO COMEÇA

Passo a passo para tirar a carteira de habilitação

>>Autoescola
O candidato precisa buscar um Centro de Formação de Condutores (CFC). De acordo com o Detran-SP, o custo médio do curso é de R$ 1.200.

>>Onde encontrar
Em São Paulo, a consulta de autoescolas pode ser feita no portal www.detran.sp.gov.br, na área "Parceiros"

>>Agendamento e exames
É preciso acessar o site do Detran do Estado para marcar a coleta biométrica (fotos, impressões digitais e assinatura). Em seguida, é feito o exame médico e psicológico em clínicas credenciadas pelo Denatran. As taxas serão pagas no local onde serão realizados. Esses custos correspondem, em média, a 10% do valor total que será desembolsado para ter a primeira habilitação em mãos

>>Teoria
Após ser aprovado nos exames iniciais, o candidato a motorista terá de fazer 45 horas de aulas sobre legislação, primeiros socorros e segurança no trânsito -o que, em média, dá nove dias de curso. A próxima etapa é a prova teórica, também agendada pela autoescola

>>Ao volante
A legislação exige 25 horas de aulas práticas, sendo cinco horas no período noturno. Na sequência, a prova de direção será marcada. Se o candidato for aprovado, basta esperar o recebimento da permissão de dirigir

>>Simulador de direção
A partir de 14 de dezembro, os candidatos à primeira habilitação em São Paulo terão de fazer cinco horas de aulas adicionais em um simulador de direção veicular. Rio Grande do Sul, Acre, Paraíba e Alagoas já exigem o período de aprendizado nos simuladores

PROCESSO PARA LICENÇA ESPECIAL TEM CUSTO MAIOR

Com um crescimento esperado de 20% em 2015, a demanda por habilitação para pessoas com deficiência tem movimentado os centros de formação de condutores.

"No Estado de São Paulo, por exemplo, praticamente todas as autoescolas estão aptas a atender os alunos com necessidades especiais. Muitas delas possuem veículos adaptados em sua frota", diz Rodrigo Rosso, presidente da Abradief (associação que representa o setor de produtos para pessoas com deficiência).

Adriano Vizoni - 3.jul.2013/Folhapress
SAO PAULO- SP - BRASIL, 03-07-2013, 16h00: CARRO ADAPTADO. Foto do reporter Jairo com o Toyota Corolla adaptad. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, IMOVEIS) ***EXCLUSIVO FSP***
Custo de aulas em veículos adaptados são até 50% mais altos

As aulas práticas são feitas em veículos que atendam às necessidades do motorista e os custos são entre 30% e 50% mais altos que o cobrado nos cursos convencionais, podendo chegar a R$ 2.000.

Para comprar o carro adaptado, o motorista com necessidades especiais tem direito a isenções de impostos como IPI e IPVA.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag