Publicidade
06/02/2013 - 07h38

Aprenda a ousar na hora de escolher a roupa de ir ao trabalho; veja 11 modelos

DE SÃO PAULO

Silvana Holzmeister, autora dos livros "O Estranho na Moda" e "Style: Guia Básico", afirma que a roupa escolhida por um profissional deve traduzir a sua profissão. "Além disso, na medida do possível, deve traduzir elegância e criatividade."

As mulheres não precisam combinar calçado com a bolsa. "O formato da bolsa segue o visual como um todo. Peças mais formais ficam melhores com bolsas estruturadas. Bolsas tipo saco são mais descontraídas. 'Clutch' minimalista vai ao escritório, mas pede a companhia de uma segunda bolsa para quem precisa levar muitos objetos", destaca.

Ela argumenta que é melhor ter um armário com poucas peças, com itens de qualidade, que um closet lotado, cheio de roupas que vão estragar depois de algumas lavagens. E, embora diga que criatividade na roupa de trabalhar seja bem-vinda, argumenta que nem sempre o que está na moda pode ser usado no escritório.

Profissional se passa por empresário pedindo referência e ganha ação por dano moral
Editor da 'Fast Company' fala sobre profissionais da geração flux
Comportamento se torna principal critério na disputa por vaga de emprego

"Não dá para usar a roupa que você adoraria usar para ir à balada para ir a trabalho."

Ela dá outros conselhos. O primeiro é tomar cuidado com decotes, que segundo ela não são adequados para um ambiente corporativo. "Ele é sempre sedutor, e isso vale mesmo que o clima do trabalho seja descolado. Se a mulher está sentada e alguém que está de pé se aproxima... decote é complicado."

Também orienta a só misturar estampas de um mesmo jogo cromático e afirma que combinações de cores podem dar elegância e ousadia ao visual: roxo com pink, roxo com preto, azul marinho com preto, bege com azul marinho, marrom com vermelho e preto com branco.

Mas a mistura de cores depende de como é o ambiente. "Se a pessoa tem uma profissão muito séria, é melhor ousar nas cores em detalhes"´[por exemplo, em acessórios].

Segundo Holzmeister, embora algumas pessoas tenham receio de combinar preto com marrom, essa é uma mistura que dá certo.

Sobre combinações, ela defende que é preciso buscar equilíbrio. "Se uso uma calça jeans detonada, é melhor que a blusa não seja assim. E vice-versa."

Para os homens, ela diz que é preciso ajustar a barra da calça e evitar modelagens grandes. "O ideal é que o modelo escolhido fique perfeito nos ombros."

Holzmeister também recomenda capricho ao escolher a gravata. "Dentro do universo formal, a gravata pode demonstrar criatividade."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag