Publicidade
26/02/2013 - 07h54

Veja 6 dicas para evitar que sua viagem de negócios vire um pesadelo

EMILY BRENNAN
DO "NEW YORK TIMES"

Jantares pesados. Reuniões intermináveis. Atrasos em voos. Camas desconfortáveis em hotéis. Os viajantes de negócios precisam enfrentar tudo isso, e o custo pessoal é pesado.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade Colúmbia dois anos atrás, envolvendo 13 mil trabalhadores norte-americanos, as pessoas que dormem fora de casa 20 noites por mês têm indicadores de saúde inferiores em diversas categorias, entre as quais maior incidência de obesidade, comparadas às pessoas que dormem fora de casa entre um e seis dias por mês.

Em cargos com maiores salários, 72% dos contratados são homens
Profissional assume cargo de gerência cada vez mais cedo
Aprenda a identificar se a empresa onde você quer trabalhar tem perfil semelhante ao seu

Dianne Sykes Scope, uma fisiologista do exercício que trabalha em Rockville Centre, Nova York, e como muitos de seus clientes viaja regularmente pela país a negócios, desenvolveu algumas técnicas para combater esses riscos de saúde. Veja abaixo excertos editados de minha conversa com ela sobre como os viajantes de negócios podem manter a forma ainda que estejam longe de casa.

Folhapress
Área de desembarque no saguão do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto
Área de desembarque no saguão do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto

Qual é o seu primeiro conselho para os viajantes de negócios?

Aproveite o tempo que passar em casa para se exercitar. Digamos que você planeje viajar duas vezes durante o mês, e que passará 18 dos 30 dias longe de casa. Nos dias em que estiver em casa, realize o máximo número possível de suas sessões rotineiras de exercício. O que importa na realidade é o número de calorias queimadas durante o mês. Por isso se você atingir seu objetivo mensal se exercitando em casa não precisará se preocupar quando estiver em viagem. Mas, se a sua viagem tiver duração superior a três ou quatro dias, o ideal é que você se exercite um pouco no período de ausência.

Alguma recomendação quanto a bons lugares para exercícios?

Em quase qualquer sala de exercícios de hotel você encontrará pelo menos uma esteira rolante ou StairMaster para seus exercícios cárdio. Para os exercícios de força, tente flexões, agachamentos e mergulhos, usando como apoio uma cadeira, em seu quarto de hotel.

Você recomenda alguma estratégia para aguentar bem os longos jantares com clientes, regados as álcool?

Tipicamente, você pode exagerar em quatro ou cinco refeições semanais - não passe muito da conta, mas você pode pedir uma pizza, comer um bolo. Assim, nos meses em que tiver viagens a fazer, modere as refeições pesadas no período em que estiver em casa. Mas ainda assim é preciso atenção ao controle de porções. A mão serve de ferramenta para medir porções. Uma porção de carne vermelha não deve ser maior que seu punho fechado, uma de carne de frango não pode ser maior que a palma da mão. Para os carboidratos, a porção ideal é a que caberia na sua mão em concha, e três dedos em torno de um copo mostram a dose ideal de vinho. Caso beba muito, abra mão da sobremesa.

O que levar na bagagem?

Um tênis bem pequeno e fácil de colocar na mala. Use uma mala vertical com quatro rodinhas, para não forçar o ombro.

E quanto a alimentos saudáveis para levar em viagem?

Eu compro nozes, frutas e barra de proteína orgânica.

E se o voo atrasar ou você tiver de esperar longamente por uma conexão?

Alguns aeroportos têm salas de exercício - o de San Francisco tem uma sala de ioga, por exemplo -, mas se tenho de esperar uma conexão, ligo o iPod e caminho 60 minutos pelo terminal empurrando minha mala.

Alguma dica quanto a um bom sono?

Reserve seus voos para horários que permitam que você obtenha um bom ritmo de sono. Se você estiver viajando da costa leste para a costa oeste dos Estados Unidos, voe de manhã cedo. Voltando para o leste, pegue o último voo possível. Você talvez não durma bem em voo, mas será mais fácil se readaptar à sua rotina. Nutrição e exercício nada significam se você não dormir direito.

Tradução de Paulo Migliacci

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag