Publicidade
23/02/2013 - 06h59

Pesquisa mostra setores de seguros e logística com a maior fluência em espanhol no Brasil

DE SÃO PAULO

Estudo feito pelo PageGroup, grupo internacional que reúne empresas especializadas em recrutamento executivo como a Michael Page, mostra que no Brasil as carreiras que apresentam os maiores índices de executivos fluentes no espanhol são seguros e suprimento e logística, com 14%.

A segunda posição ficou com os profissionais de marketing, com 13%. O setor de vendas vem na sequência - 11,5%, seguidos do jurídico - 10% e finanças e TI - 9%.
Por outro lado, a pesquisa apontou setores em que a fluência no idioma é muito baixa, são elas: bancos e RH, com 8%, engenharia e manufatura e saúde - 6,5%, varejo - 2,5% e impostos 1,5%.

Veja 5 dicas para procurar emprego com o uso de redes sociais
Brasileiros estão entre os que menos se importam em ter chefe no Facebook
Hotéis de Nova York começam a alugar lobby para reuniões de profissionais

A média nacional de executivos fluentes em espanhol no Brasil é de apenas 9%. São Paulo concentra o maior percentual de profissionais fluentes, 12%, seguido pela região norte e nordeste - 11,7%. Na sequência, temos o Rio de Janeiro e o sul do país com 8,2% e, por último, o estado de Minas Gerais com 5% de fluência no idioma.

Ao todo foram entrevistados seis mil profissionais, que ocupam os cargos de diretores, gerentes, coordenadores e analistas. De acordo com Sérgio Sabino, diretor de marketing do PageGroup, o Brasil tem um papel decisivo no destino da economia mundial, pois os olhos do mundo estão voltados para os países emergentes. Além de ser sede de eventos importantes como Copa do Mundo e Olimpíadas, o Brasil recebe investimentos estrangeiros de multinacionais, o que aumenta a responsabilidade na fluência de idiomas como o inglês e o espanhol.

"Precisamos equacionar nossas deficiências no domínio de idiomas preponderantes como o inglês e o espanhol para não ficarmos para trás em relação à China e demais potências emergentes", analisa.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag