Publicidade
22/03/2013 - 07h00

Confira cinco dicas para quem está desempregado há tempo

DE SÃO PAULO

Quem está desempregado há muito tempo tem uma desvantagem ao procurar uma nova colocação. O fato de estar fora do mercado pode parecer problemático para potenciais contratantes.

Quase 40% dos profissionais dos EUA já namoraram colegas; veja como lidar com a situação
Idade de candidato é importante para quase 60% das empresas, diz estudo
Confira 17.577 vagas para estágios, empregos e concursos com salário de até R$ 10 mil 17.577 vagas para estágios, empregos e concursos com salário de até R$ 10 mil

A consultora de carreiras Lindsey Pollak, dos EUA, que, já prestou consultorias para empresas como Merril Lynch, Yale, Harvard e outros, fez um texto na rede social LinkedIn com cinco dias para quem está longe do mercado e quer voltar.

"Não se desespere", ela recomenda. Pode-se encontrar um emprego, apesar de ser mais difícil.

Shutterstock

1. Explicação
Os empregadores vão notar que você está desempregado há tempos. Um período sem atividade no currículo vai alertá-los. É preciso se explicar. Dependendo da razão pela qual se está longe do mercado e do seu nível de conforto com o assunto, pode-se, até mesmo, dizer o porquê do hiato no currículo. De qualquer forma, seja rápido e honesto.

2. Experiência
Em seguida, descreva suas empreitadas profissionais e o que você buscou no seu tempo desempregado. Isso pode incluir trabalho voluntário, "freelancer" ou ajuda no negócio da família. Se possível, diga como isso pode ajudar na sua carreira.

3. Educação

Um dos medos que um empregador pode ter ao contratar alguém que está desempregado é que as habilidades e técnicas do profissional estejam desatualizadas. Você pode responder a essa questão mostrando que manteve (talvez, até, melhorou) sua bagagem de conhecimentos no tempo em que não esteve trabalhando.

E preencha totalmente os espaços de educação, cursos, habilidades, certificados e expertise no seu currículo. Se está atualmente matriculado em algum curso, mencione.

4. Aval

Se alguma pessoa te recomenda, a situação é melhor. Você pode usar recomendações e endossos como uma ferramenta estratégica para que os potenciais empregadores não se preocupem contigo.

5. Engajamento

Finalmente, é crucial, para quem busca um emprego, utilizar sua rede de contatos. No melhor cenário, um recrutador ou selecionador o encontra ou sabe de você por um contato em quem ele confia antes de saber que você está fora do mercado por um período longo. Quanto mais impressionados eles estiverem sobre você na vida real, menos importantes serão os detalhes e a duração do seu desemprego.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag