Publicidade
26/05/2013 - 01h55

FGV vai oferecer cursinho para estudantes de escolas públicas

FELIPE MAIA
EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS E NEGÓCIOS"

Só um dos 50 alunos que entraram neste ano na turma de administração pública da Fundação Getulio Vargas terminou o ensino médio em uma escola do governo.

Para tentar tornar o curso mais plural, estudantes da instituição, com apoio da direção, vão lançar no segundo semestre um cursinho para estudantes de colégios públicos. O objetivo é que eles tenham mais chances de passar no vestibular.

De acordo com Marco Antonio Teixeira, 47, vice-coordenador do curso, a ideia é que esse público deixe de se "autoexcluir". A mensalidade da graduação é de cerca de R$ 2.800.

"Nós temos políticas de bolsa. Se o aluno entrou por mérito, não vai deixar de estudar por causa de dinheiro."

Hoje, em torno de 25% dos estudantes de administração da instituição têm alguma ajuda financeira, desde bolsas totais até modalidades em que os valores são devolvidos após a formatura.

Existe a percepção de que atrair alunos de diferentes origens influencia na qualidade da formação.

"Um dos princípios fundamentais é aumentar a pluralidade de ideias e de valores. Isso vai ser positivo para o curso", afirma Bruna Henrique Caruso, 19, uma das responsáveis pela iniciativa.

Victor Moriyama/Folhapress
Alunos da FGV que criaram cursinho popular
Alunos da FGV que criaram cursinho popular

O Insper, outra instituição de elite, com mensalidade média de R$ 3.050, adota o mesmo discurso.

De acordo com a gerente de relacionamento institucional, Camila Du Plessis, 6% dos 1.500 alunos têm alguma modalidade de bolsa. "É pouco, mas o que acontece é que muitos deles [estudantes de escola pública] não passam no vestibular."

As inscrições para o cursinho da FGV devem começar no fim junho e as aulas, em agosto. Os interessados serão avaliados por meio de questionários socioeconômicos e de entrevistas. No total, devem ser abertas 40 vagas.

As aulas serão ministradas por estudantes de pós-graduação e de mestrado da FGV.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag