Publicidade
04/06/2013 - 11h44

Pequenos negócios geram 4.600 vagas de emprego por dia no Brasil

DE SÃO PAULO

Os pequenos negócios foram os principais empregadores no país em abril. Mais de 140 mil pessoas ingressaram no mercado formal de trabalho gerado pelas empresas de micro e pequeno porte, resultando em aumento de 120% na oferta de vagas, frente ao mês de março.

De acordo com nota divulgada pelo Sebrae, o saldo positivo equivale à geração de mais de 4.600 vagas por dia. Com esses resultados, os pequenos negócios responderam por 71% dos empregos criados em abril.

No período, as empresas de serviços foram as que mais contrataram, totalizando 59,5 mil novos postos de trabalho. Os segmentos de comercialização e administração de imóveis, que responderam por 18,4 mil vagas, e os empreendimentos de transportes e comunicações, que geraram 17,3 mil empregos, somaram as maiores contratações em abril.

Site mostra se candidato combina com empresa na qual quer trabalhar
Revista americana divulga lista das cem pessoas mais criativas do mundo

"O crescimento do emprego no setor de serviços é diretamente impulsionado pela alta do consumo, principalmente da classe C, que demanda cada vez mais serviços diferenciados e de qualidade", disse em nota o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Ainda segundo Barreto, foram verificadas contratações expressivas na construção civil e na indústria de transformação. "Isso é um reflexo dos investimentos promovidos pelo governo e das medidas de estímulo à produção industrial, como a desoneração da folha de pagamento e a redução da tarifa de energia."

Os pequenos negócios da construção civil registraram o segundo maior saldo na geração de empregos, com quase 32 mil postos ocupados. As micro e pequenas indústrias de transformação contrataram mais de 20 mil trabalhadores formais, com destaque para a indústria têxtil, com 3.642 vagas preenchidas.

O saldo total de empregos gerados em abril - incluindo os postos ocupados nas micro e pequenas, médias e grandes empresas e na administração pública - somou 196.913 vagas. Entre os pequenos negócios, São Paulo foi o estado que mais contratou, com o ingresso de 43.298 pessoas no mercado formal.

O estudo do Sebrae é promovido mensalmente com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego), do Ministério do Trabalho.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag