Publicidade
14/07/2013 - 00h30

Foto de bebida nas redes sociais deve ser tolerada, aponta estudo

FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO

Recrutadores erram ao pesquisar o Facebook dos candidatos a vagas de emprego. Em vez de vetar quem posta fotos de festas e bebidas, eles deveriam desistir de quem maldiz colegas.

Quem afirma isso são três pesquisadores da UNC (Universidade da Carolina do Norte, nos EUA). Eles publicaram um estudo sobre quais características pessoais podem ser identificadas por meio dessa rede social (veja abaixo).

Eles estudaram 175 alunos da universidade, que fizeram testes de personalidade e tiveram suas páginas no Facebook esmiuçadas.

Depois, os pesquisadores compararam os resultados das provas com o tipo de conteúdo que eles costumam postar na rede.

"Muitas vezes, os recrutadores de empresas olham para fotos de gente bebendo e acham que se trata de alguém irresponsável e indisciplinado. E não encontramos evidência de que isso seja verdadeiro", afirmou Lori Thompson, que integrou a equipe de pesquisadores.

Divulgação
Lori Thompson é da equipe que estudou a relação entre perfis em redes sociais e personalidade
Lori Thompson é da equipe que estudou a relação entre perfis em redes sociais e personalidade

Essas fotos, diz, indicam que a pessoa é extrovertida, algo que pode ser desejável para trabalhar no comércio, por exemplo.

O estudo aponta que maldizer colegas ou empregadores, tanto os atuais quanto os anteriores, pode significar que o candidato é pouco agradável ou não tem autoconsciência, diz outro pesquisador, Will Stoughton.

Sergio Sabino, diretor da consultoria PageGroup, cita outro texto que pode tirar um candidato da seleção: comentários preconceituosos. Ele relata um caso de um profissional que postava salmos bíblicos e criticava religiões que não as cristãs.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag